A CASA QUE ME RECEBEU DE PÉ Olhá-la sobre os ombros da primeira mulher Depois do gosto do leite, o pão, o ovo frit...

literatura capixaba poesia jorge elais neto

 
 
 
A CASA QUE ME RECEBEU DE PÉ
Olhá-la sobre os ombros da primeira mulher Depois do gosto do leite, o pão, o ovo frito na manteiga - a saciedade Cantos escuros, lascas de madeiras e a correria das formigas nos tacos brilhantes E o erguer-se, esse simulacro de liberdade das patas A primeira janela, o canto das Nereidas, e o enigma da luz (Ficou, de fora, a promessa do azul)

Houve um tempo em que a depressão me pegou com tanta braveza que não sabia como sair dela. A pior época foi próxima às festas do fina...

luzes reflexao casamento
Houve um tempo em que a depressão me pegou com tanta braveza que não sabia como sair dela. A pior época foi próxima às festas do final de ano. O Natal me fazia lembrar não dos presentes que deveria comprar e, sim, do único presente que não compraria. Cheguei a olhar um pijama que supostamente seria para ele, mas que, na minha loucura, usaria para senti-lo perto de mim.

O dorso magrinho e sumido de um livro entre dezenas da estante a um canto da recepção de um consultório me desconcentra do que possa re...

O dorso magrinho e sumido de um livro entre dezenas da estante a um canto da recepção de um consultório me desconcentra do que possa resultar, daí a pouco, da consulta. Começo a distinguir, de alguma distância e já meio desbotado, um episódio bem particular do meu trajeto.

A partir de meados da segunda metade do século 19, tornaram-se mais intensos, em vários lugares do mundo, os experimentos com o objeti...

zeppelin dirigivel santos dumont recife
A partir de meados da segunda metade do século 19, tornaram-se mais intensos, em vários lugares do mundo, os experimentos com o objetivo de se conseguir voos motorizados em aeróstatos que eram então chamados de dirigíveis. Obras escritas na época, como “Cinco semanas em um balão” do francês Jules Verne, iniciavam o que viria a ser a literatura de ficção científica e estimulavam a construção de novas invenções aeronáuticas.

Romântico morrer A luz do luar Com a beleza Branca do Anjo Loiro Já no asfalto Sujo gigante As contas De Xangô Um cert...

poeia paraibana aurelio cassiano


Romântico morrer A luz do luar Com a beleza Branca do Anjo Loiro Já no asfalto Sujo gigante As contas De Xangô Um certo Deus dos trovões Na ladainha Dos tiros Rezas não contam Mas dança o rei De machado duplo

Quando nos conhecemos Numa festa em que estivemos Nos gostamos, nos juramos Um ao outro ser fiel Depois continuamos Nos q...

jamelao sosia cronica bem humor
Quando nos conhecemos Numa festa em que estivemos Nos gostamos, nos juramos Um ao outro ser fiel Depois continuamos Nos querendo, nos gostando Nosso amor foi aumentando Qual a Torre de Babel
Lupicínio Rodrigues

O primeiro vocês conhecem, ou dele já ouviram falar, Jamelão. Mas de Nego Lau, duvido. Acontece que segundo o que me contou meu amigo Valdemir dos Correios (para todo mundo, o Enxuto), Nego Lau cantava o repertório de Jamelão melhor do que o próprio; isto é, melhor até do que esse notório puxador de samba da Estação Primeira, a gloriosa Mangueira.

De tempos em tempos eu “acho” alguma coisa. Esse “acho” aí é no sentido de “entendo ou descubro alguma coisa”, mas sem a certeza matemá...

achismo ideologia discussao
De tempos em tempos eu “acho” alguma coisa. Esse “acho” aí é no sentido de “entendo ou descubro alguma coisa”, mas sem a certeza matemática de que aquilo que achei é verdadeiro. É uma espécie de “achologia” sincera, sem conflitos de interesse, algo surgido a partir das próprias e imprecisas reflexões.

O meu receio é de estar malhando em ferro frio, ao retornar ao assunto da língua como sistema. Vendo a exaltação, cada vez maior, dos â...

portugues linguagem neutra todes
O meu receio é de estar malhando em ferro frio, ao retornar ao assunto da língua como sistema. Vendo a exaltação, cada vez maior, dos ânimos, e sem esperança de que haja um arrefecimento tão cedo – “quem é intratável não é exigente” (“qui est farouche n’est pas sévère”), diz Victor Hugo, em O homem que ri –, volto ao tema, que aborda a linguagem neutra, mas não se encerra nela, para tentar trazer, eu não diria bom senso, pois seria uma grande pretensão da minha parte, mas argumentos técnicos e sociais, no sentido de contribuir para o esclarecimento de como funcionam a língua e a linguagem.

Vou contar uma das muitas presepadas de minha mãe. Envolvida com o movimento da terceira idade e querendo animar as amigas...

satira creusa pires cronica melhor idade
Vou contar uma das muitas presepadas de minha mãe.

Envolvida com o movimento da terceira idade e querendo animar as amigas, decidiu adaptar a história de Chapeuzinho vermelho para o teatro e construiu uma peça incrível. Na cabeça de Creusa Pires tudo era possível, tanto que a peça já começava com a mãe de Chapeuzinho no centro do palco dizendo para a plateia que estava muito preocupada porque o fundo da panela onde preparava as refeições havia caído. Em seguida lamentava-se: "— Ah, onde eu conseguirei um frandileiro para consertar a panela?". Na verdade, referia-se aos funileiros, porém isso menos importa.

Lemos outrora que "não raro a cicatriz desaparece, mas fica sangrando"; esse sangramento poderá ocorrer com o ser humano e nã...

Lemos outrora que "não raro a cicatriz desaparece, mas fica sangrando"; esse sangramento poderá ocorrer com o ser humano e não com obras literárias. A literatura assemelha-se ao sonho: não envelhece e sempre assegura o vai-e-volta. Esse "vai-e-volta" é responsável por estudos em torno de autores esquecidos ou consagrados. Em homenagem à artista paraibana Valéria Antunes por sua doação ao Tribunal de Contas do Estado da tela ARIANO SUASSUNA transcrevemos nossa comunicação à Universidade Estadual da Paraíba, em 1995. Sapiens, ludens, faber.

Quando recebi a notícia, no primeiro momento, nem cheguei a sentir tanto. Um vago incômodo, certa compaixão, admito. Mas, depois, quand...

filosofia mosaico grecia roma anarquismo literatura paraibana
Quando recebi a notícia, no primeiro momento, nem cheguei a sentir tanto. Um vago incômodo, certa compaixão, admito. Mas, depois, quando, aos poucos, comecei, até involuntariamente, recuperar a memória daqueles tempos de nossa convivência juvenil, então comecei a me sentir realmente muito chocado.

Eu já pensei em parar de fuçar os costumes, os acontecimentos e as artes do mundo como tenho feito em publicações quase furtivas, des...

shakespeare romeu julieta sinatra
Eu já pensei em parar de fuçar os costumes, os acontecimentos e as artes do mundo como tenho feito em publicações quase furtivas, dessas avessas à consagração de mitos, peças e fatos. Acontece que não resisto às histórias “não oficiais”, aos enredos agora soprados, também, pelos ventos da Internet.

Antes, nós nos valíamos apenas de edições raras, ocasionais, em papel e tinta, para vasculhar intimidades, redesenhar perfis, detectar mentiras, ou impossibilidades. Presentemente, é o computador e o smartphone, sobretudo eles,

A análise do uso das expressões morais, estudadas pelo filósofo naturalizado alemão e nascido na República Tcheca, Ernst Tugendhat (193...

A análise do uso das expressões morais, estudadas pelo filósofo naturalizado alemão e nascido na República Tcheca, Ernst Tugendhat (1930), fundamenta em que é necessário explicar o significado tanto de “bom” quanto de “correto”; também apresenta o esclarecimento sobre a capacidade intelectual de julgar ou de criar um padrão de comportamento. Essa forma de ver a linguagem moral introduz uma maneira de superar a separação entre os modelos das causas finais e a ciência do dever e da obrigação da Ética,
Ernst TugendhatF. Allgemeine
e possui, consequentemente, necessárias implicações para os diálogos contemporâneos. Suas contribuições apresentam um “sistema normativo livre”, porque os membros de uma comunidade podem escolher normas sabendo que os outros também o farão. Por isso, a aceitação de uma atitude é uma decisão pessoal e autônoma, isto é, tem-se a escolha para cumprir ou não uma estabelecida moralidade.

Do poema em forma o poema pode ser complexo inventar enredos e palavras textos consumir estrofes desenhando verbos e...

aurelio aquino poesia paraibana

Do poema em forma
o poema pode ser complexo inventar enredos e palavras textos consumir estrofes desenhando verbos e dar-se ao mundo em varal moderno. o poema pode ser humilde nas gramaturas do que diz da vida que comenta traçando retratos nas palavras simplesmente como se fora enredo daquilo que se sente

Uma das máximas de nossos tempos bicudos é que quando se fala em “ganhar dinheiro”, muita gente fica com a percepção alterada, perde...

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Uma das máximas de nossos tempos bicudos é que quando se fala em “ganhar dinheiro”, muita gente fica com a percepção alterada, perde o senso crítico e acaba vítima de algum embuste. Para não ir longe, uma recente pirâmide financeira na Rainha da Borborema deixou pessoas aparentemente atiladas de neurônios moles e com prejuízos de monta. Grandes esperanças de lucros estratosféricos e riquezas quiméricas se esfumaram no ar. E nessas searas, não custa lembrar que ilusionistas e iludidos caminham de mãos dadas.

O sereníssimo encontro de doce e sal faz a mistura perfeita da natureza. As águas, a areia, a rocha, o verde, os corpos, o sol e a ...

rio miriri trilha ecologica rio tinto paraiba
O sereníssimo encontro de doce e sal faz a mistura perfeita da natureza. As águas, a areia, a rocha, o verde, os corpos, o sol e a paz. A procissão adocicada serpenteia por entre tons enverdejantes e cinzentos do mangue em muitas curvas, algumas retas, várias vidas até o abraço com o salgado oceano dominante que se abre infinito.

Houve o modismo musical do acordeão. Rara a menina não frequentadora da Escola “Mário Mascarenhas” que se espremia num daqueles becos...

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Houve o modismo musical do acordeão. Rara a menina não frequentadora da Escola “Mário Mascarenhas” que se espremia num daqueles becos laterais da Miguel Couto e administrada pela competente d. Ozires Botelho Viana. Minha prima Vitória Maria fazia o curso. Ela e as colegas de geração se uniam, umas nas casas das outras, se alternando, a pauta sobre o tripé, os foles murmurando valsas, forrós, boleros. Lembro-me da marca preferida: “Scandalli”, branco, teclado e baixos manejados com orgulho pelas alunas.

No início de janeiro de 1960, meu pai me presenteou com uma viagem ao Rio de Janeiro, para passar 45 dias na casa de minha tia, Waldina...

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No início de janeiro de 1960, meu pai me presenteou com uma viagem ao Rio de Janeiro, para passar 45 dias na casa de minha tia, Waldina Mendonça Barbosa. Viajei pela primeira vez de avião pela saudosa Panair do Brasil um pouco antes de completar dezesseis anos. A empresa foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. O Voo Panair do Brasil 026 era uma linha aérea que ligava a América do Sul à Europa por meio da aeronave Douglas DC-7. A linha aérea tinha seus terminais em Buenos Aires e Londres, sendo realizadas escalas no Rio de Janeiro, Lisboa e Paris. Creio que meu voo foi realizado em uma aeronave Constellation que era o avião da Panair que realizava as rotas nacionais.

Desde quando meu amigo Nathanael Alves passou para o mundo desconhecido, há mais de quatro décadas, tenho me valido de nossas conver...

Desde quando meu amigo Nathanael Alves passou para o mundo desconhecido, há mais de quatro décadas, tenho me valido de nossas conversas e das imagens que guardo dele quando me recolhia ao aconchego de sua biblioteca. Foi ele quem me ofereceu alguns livros de formação, mesmo que não tenha lido os mais conhecidos.

Ou, como diz Hamlet: “ Nada, em si, é bom ou mau – depende de como nos chega ” É famosa a sequência, em CASABLANCA - filme de...

james joyce biografia waldemar solha arte
Ou, como diz Hamlet: “Nada, em si, é bom ou mau – depende de como nos chega


É famosa a sequência, em CASABLANCA - filme de Michael Curtiz, 1942 (em plena Segunda Grande Guerra) - , em que um grupo de militares nazistas canta no bar do Humphrey Bogart, quando Paul Henreid – com o consentimento do dono da casa – manda que a orquestra execute a Marselhesa, que é cantada de pé por todos os presentes, humilhando os invasores alemães. Já na “Abertura 1812" , composta em 1880 por Tchaikovsky, a Marselhesa representa a terrível invasão napoleônica na Rússia, que a esmaga, no final, com o hino “Deus Salve o Czar”.

Outrora as pessoas morriam mais cedo e nem assim deixavam de fazer as obras que poderiam notabilizá-las. Parece que a consciência da b...

saude velhice movimento bicicleta
Outrora as pessoas morriam mais cedo e nem assim deixavam de fazer as obras que poderiam notabilizá-las. Parece que a consciência da brevidade da vida levava-as a intensificar seu trabalho. Era como se, intuitivamente, soubessem que não tinham tempo a perder. Ameaçadas por um número maior de doenças sem cura, não podiam se dar ao luxo de adiar projetos e sonhos. Nossos poetas românticos, por exemplo, deixavam este mundo na flor da idade, ceifados pela sífilis ou pela tuberculose, mas as suas obras pareciam consumadas. Eram o melhor que eles poderiam fazer.

As possibilidades de passatempo, divertimento e serviços antiestresse surgiram para uma geração sem preparo suficiente em entender a fr...

trabalho infantil inglaterra revolucao industrial
As possibilidades de passatempo, divertimento e serviços antiestresse surgiram para uma geração sem preparo suficiente em entender a fria em que podem estar se metendo.

Nossos jovens, recém saídos da criancice, descobriram como se deleitar com um pouco de droga auditiva. A chamada I-doser, que é apenas um programa de computador, é febre entre os adolescentes vidrados na ‘internet’ das coisas. Ele existe no mercado há muitos anos, e supostamente produz “doses” de ondas sonoras

Nós, filhos adotivos da Paraíba, costumamos olhar essa nossa terrinha com olhos mais generosos, diria ...

Nós, filhos adotivos da Paraíba, costumamos olhar essa nossa terrinha com olhos mais generosos, diria com mais ternura, do que os aqui nascidos. Acho natural! Os descendentes biológicos, habituados à cultura e aos atrativos locais, veem com mais naturalidade aquilo que julgamos ser extraordinário.

Descansou finalmente o pensador. O escritor. O acadêmico. O gestor público. Descansou, como se costuma dizer aqui no Nordeste, após lon...

literatura paraibana jose jackson carvalho
Descansou finalmente o pensador. O escritor. O acadêmico. O gestor público. Descansou, como se costuma dizer aqui no Nordeste, após longa enfermidade, o professor José Jackson Carneiro de Carvalho, ex-reitor da Universidade Federal das Paraíba, ex-secretário de Estado da Educação e ex muitas outras coisas relevantes na cena paraibana. Sua partida, aos 82 anos, se não foi surpresa, dado o seu delicado estado de saúde, causou comoção entre os familiares e amigos, face a imensa lacuna que ele deixa entre os que o conheceram e admiraram.