No ano de 1976, chegando para morar na cidade de Guarabira, como Bispo Auxiliar de Dom José Maria Pires, o monge oblato Dom Marcelo Pinto Carvalheira se encantou com a região do Brejo paraibano. Plantou na região a semente da fé, da esperança e da caridade, fazendo perceber cintilações nas suas palavras e na mística.
Tomo o título emprestado ao belíssimo filme de Walter Salles, adaptado da obra de Marcelo Rubens Paiva (li o livro quando lançado em 2015, e muito me impactou a história vista pelo viés da sua mãe, Eunice). Vi o filme há algumas semanas e saí de coração partido. E com uma sombra me angustiando, pelo tempo vivido e assombrado. O título me invadiu por esses dias de festa, terminando o ano.
Chamava-se Marisa, era casada e aparentemente vivia bem com o marido. O que lhe era mais caro na vida, porém, era o seu sentimento de liberdade. Gostava de comentar com Nébia, a amiga íntima: “Sempre fiz tudo, ou quase tudo, que quis”. A amiga contestava: “Tudo, não. Ninguém pode fazer tudo. E você é uma mulher casada”. Marisa reconhecia: “Claro, claro, sempre respeitei Eustáquio”.
Há cem anos o mundo literário estava em ebulição, e foi um ano marcante para a publicação de obras que se tornariam clássicos da literatura mundial, como por exemplo O Grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald, considerado um dos maiores romances americanos do século XX. O autor explora temas como o sonho americano, o amor e a decadência moral.
Terebê (Maria da Grã) foi uma mulher Guaianá do século XVI, filha do Morubixaba Tibiriçá e de sua esposa Potira. Terebê é irmã de Bartira (Isabel Dias), sendo esta a filha mais famosa de Tibiriçá. Porém, a história de Terebê foi muito emocionante. Terebê, batizada como Maria da Grã (Maria da Graça) não deve ser confundida com a prima Terebê, filha do Morubixaba Piquerobi (assassinado pelo irmão Tibiriçá).
O ser humano, em algum momento, se frustra por não alcançar um objetivo ou por cometer um erro. Consequentemente, o fracasso é uma parte inevitável da existência. É nessa situação que a autocompaixão surge para aliviar o sofrimento. A autocompreensão deve ser uma prática para o bem-estar emocional e psicológico. Autoempatia é a prática de tratar a si com a mesma compaixão, cuidado e compreensão que a pessoa oferece aos outros em momentos de sofrimento.
Alegra a alma ver uma coisa bem feita (qualquer coisa bem feita), nestes tempos de tanto serviço mal feito. Encontrar um marceneiro, um pedreiro, um padeiro, um encanador, um eletricista, enfim, alguém que faça um serviço bem feito é difícil.
Definitivamente, esse negócio de colocar no filho o nome do pai é muito arriscado. Raramente dá certo. Ou seja, raramente o filho está à altura do pai, principalmente quando este se destacou positivamente por alguma razão. Caráter, talento e genialidade não são transmissíveis geneticamente. E aí geralmente se frustram as expectativas de continuidade do pai no filho. A história está cheia de exemplos.
Folheamos, dia após dia, as páginas que a vida escreve com as tintas dos dias, num livro sem capa e sem fim, cujas linhas são traçadas pelas escolhas, atitudes, silêncios, encontros e despedidas pelos caminhos que escolhemos trilhar.
Quem escreve o faz por prazer, por dever, por necessidade de compartilhar sentimentos. Ninguém escreve só para si. Talvez nenhum artista, poeta, músico, componha apenas para as estrelas. Bom seria se elas ouvissem. Quem sabe...
Sem formar ostensivamente no bloco dos saudosistas e, seja como for, respeitando-os, Cícero Lucena, o piranhense que pela quarta vez administra a terceira mais antiga capital do Brasil, não parece estranho a esta (para nós riquíssima) peculiaridade histórica de João Pessoa.
“Eu sou Ishtar, deusa do entardecer. Eu sou Ishtar, deusa das manhãs! Sou Ishtar, que abre e fecha as portas dos céus, o brilho dos céus reflete a minha glória; eu apaziguo os céus, acalmo a terra, para minha glória; sou a que brilha nos céus resplandecentes, cujo nome é brilhante no mundo habitado, para minha glória. Para minha glória, sou proclamada Rainha dos céus tanto acima como abaixo. Para minha glória subjugo as montanhas, eu sou o cume das montanhas.”
O homem pode suavizar ou aumentar o amargor de suas provas, conforme o modo por que encare a vida terrena. Tanto mais sofre ele, quanto mais longa se lhe afigura a duração do sofrimento. Ora, aquele que a encara pelo prisma da vida espiritual apanha, num golpe de vista, a vida corpórea. Ele a vê como um ponto no infinito, compreende-lhe a curteza e reconhece que esse penoso momento terá presto passado.
A certeza de um próximo futuro mais ditoso o sustenta e anima e, longe de se queixar, agradece ao Céu as dores que o fazem avançar.
Pandora era uma princesa da Grécia antiga que recebeu de deuses ciumentos de sua beleza um presente, uma caixa misteriosa. Disseram-lhe que jamais a abrisse. Mas um dia, vencida pela curiosidade e tentação, ela ergueu a tampa para dar uma espiada, liberando no mundo os grandes males: a doença, a inquietação e a loucura. Um deus compadecido permitiu-lhe, porém, fechar a caixa a tempo de prender o único antídoto que torna suportável a infelicidade da vida: a esperança.
Diz o ditado popular que a esperança é a última que morre. Mas poucos de nós recordamos que ela é também a primeira que sempre renasce...
No fundo, a esperança nunca morre, ou, pelo menos, jamais deveria morrer. Para o espírita, a crença na vida futura e na imortalidade da alma facilitam o entendimento sobre as dificuldades cotidianamente enfrentadas pelo Espírito em seu processo evolutivo, por meio das vidas sucessivas.
O princípio fundamental da reencarnação permite ao homem entender que a existência física não é única. Ao longo de sua trajetória evolutiva, o espírito é submetido a inúmeras existências corporais, tantas quantas forem necessárias ao seu completo desprendimento da materialidade, até que alcance o estado de puro Espírito, a que todos estamos destinados.
Submetida à lei de causa e efeito que rege o seu destino, a criatura humana compreende, ao longo das experiências reencarnatórias, que é responsável pelos seus atos e que, por meio da lei de liberdade,
é livre na hora da semeadura, mas “escrava” no momento da colheita.
Aos poucos compreende que as dores e sofrimentos são decorrentes de suas próprias ações, presentes ou passadas, constituindo-se em valiosas oportunidades de aprendizado, seja pela prova redentora ou pela expiação libertadora.
Não obstante reconhecer-se limitada e imperfeita, já vislumbra, em visão prospectiva, que o porvir pode ser melhor, a depender de suas próprias escolhas, da capacidade de superação de seus limites e do entendimento de que, acima de tudo, reina na natureza a imponente lei de evolução. E esta, mais cedo ou mais tarde, a todos arrebata, despertando o ser humano para a necessidade da prática de ações eficazes que o conduzirão ao seu inevitável destino futuro de paz e felicidade.
Os gramáticos falam em 1ª, 2ª, 3ª pessoas, para os pronomes pessoais eu, tu, ele, respectivamente. De preferência, deveriam falar em pronome elocutivo (o falante), alocutivo (o interlocutor) e delocutivo (a pessoa de quem se fala). Não se trata apenas de nomenclatura, mas de clareza de sentido. Um pronome elocutivo pode ser equivalente a ele/ela; ou pode designar tu ou você; um pronome alocutivo pode equivaler a ele/ela ou eu. O pronome nós, originalmente elocutivo, pode ser pronome de tratamento equivalente a você (excluindo o falante). É o que vamos tentar mostrar neste artigo.
Cem anos de solidão é um romance complexo, dando oportunidade a inúmeras possibilidades de leitura. Não há nenhuma novidade nessa afirmação. Embora seja um dos maiores símbolos do Realismo mágico latino-americano, dele se desgarrou, indo muito além de qualquer classificação que tenha tido a pretensão de prendê-lo. Tentar enquadrá-lo em um movimento estético qualquer é diminuir a magia, sem trocadilhos,