Os leitores devem conhecer os personagens de Gil Vicente, no Auto da Lusitânia (1531-32), o rico mercador Todo o Mundo e o pobretã...

gil vicente poesia
Os leitores devem conhecer os personagens de Gil Vicente, no Auto da Lusitânia (1531-32), o rico mercador Todo o Mundo e o pobretão Ninguém, que se encontram e dialogam, sendo ouvidos por Dinato e Berzebu, dois demônios, encarregados de fazer a Lúcifer o relato do que as pessoas buscam. Seguindo a tradição, pois Drummond fez uma recriação da cena, eu também resolvi recriar alguns diálogos.

Agora que sou especialista em sobreviver a um acidente que custou a utilização (graças a Deus provisória) de uma das mãos, vou lis...

solidao acidente cuidado dependencia
Agora que sou especialista em sobreviver a um acidente que custou a utilização (graças a Deus provisória) de uma das mãos, vou listar a seguir algumas dicas para vocês que mesmo não querendo poderão seguir meu caminho principalmente em virtude da idade, porque se tem uma coisa que nós, velhos, teremos em comum à medida que o tempo passa e teimamos em continuar vivendo são as quedas.

Naquela noite de sábado, recusei o convite do meu neto para um passeio de quadriciclo desde o Busto do Almirante Tamandaré até o Mira...

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Naquela noite de sábado, recusei o convite do meu neto para um passeio de quadriciclo desde o Busto do Almirante Tamandaré até o Mirante da Praia do Cabo Branco, um dos mais belos trechos da orla de João Pessoa, a cidade que mais cresce no Nordeste brasileiro, ao que nos assegura a propaganda oficial.

Entre o amor e a dor, a verdadeira essência da humanidade se revela. Optar pelo amor é um ato de elevação, mas é na capacidade de se co...

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Entre o amor e a dor, a verdadeira essência da humanidade se revela. Optar pelo amor é um ato de elevação, mas é na capacidade de se conectar com a dor alheia que encontramos a mais pura compaixão.

O cientista brasileiro Arlindo Ribeiro Machado Neto (1949 - 2020), em sua obra Arte e mídia (2007), afirma: “A arte atual está dentro de...

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O cientista brasileiro Arlindo Ribeiro Machado Neto (1949 - 2020), em sua obra Arte e mídia (2007), afirma: “A arte atual está dentro de um contexto de transformação da representação artística através da produção midiática, do fazer arte nas mídias ou com as mídias" (2007, p. 24). Para ele, o artista, cada vez mais, encontra um público diversificado que não mais direciona seu olhar para a apreciação da obra, mas para uma experiência estética. Segundo o pesquisador: “A arte neste século ocupa outros espaços e exige um redimensionamento no seu significado, enfrenta o desafio da sua dissolução e da sua reinvenção como evento de massa" (2007, p. 30).

E logo uma cidade grande com prédios, ônibus, pessoas e toda infraestrutura é erguida a partir das pedras, ou de pedaços de ...

imaginacao infantil
E logo uma cidade grande com prédios, ônibus, pessoas e toda infraestrutura é erguida a partir das pedras, ou de pedaços de papel e papelão. São esquinas, postes, avenidas... E até aeroportos com seus aviões e submersíveis. Também surgem campos de batalhas com exércitos postos para o combate com seus canhões, veículos militares, trincheiras, explosões... Ou mesmo um comboio formado por uma fileira cavalos e muares segue em deslocamento adentrando desertos imaginários...

Isso não é um ensaio. Uma vida não se ensaia. Quem sabe, talvez, um relato de uma epifania. Olhos oblíquos, visão periférica, como tod...

clarice lispector poesia
Isso não é um ensaio. Uma vida não se ensaia. Quem sabe, talvez, um relato de uma epifania. Olhos oblíquos, visão periférica, como toda mulher tem. Uma língua “presa”, que se libertava quando tocava na máquina de escrever. Maçãs no rosto que, mesmo no escuro, eram de se notar. Clarice Lispector...

A mística e a poesia andam juntas, pois vêm da mesma fonte, que é Deus. O poeta é chamado a estabelecer um diálogo com Deus para salvar...

eudesia vieira virgem maria
A mística e a poesia andam juntas, pois vêm da mesma fonte, que é Deus. O poeta é chamado a estabelecer um diálogo com Deus para salvar a carne e a eternidade da alma. A fé é um grande remédio para aliviar a dor quando não há mais esperança.

Todos concordam com que a poesia de Augusto dos Anjos é universal – e quem duvida de que ela é uma das mais fortes e originais qu...

augusto anjos monologo sombra
Todos concordam com que a poesia de Augusto dos Anjos é universal – e quem duvida de que ela é uma das mais fortes e originais que já se escreveu? No entanto, essa propalada universalidade não tem, ao que eu saiba, se concretizado em versões nas línguas estrangeiras. Por ser o poeta que é, Augusto deveria ser mais traduzido. E o curioso é que ele é pouco traduzido, justamente, por ser o poeta que é. Ou seja, por se constituir num enorme desafio devido à peculiaridade do seu vocabulário e, sobretudo, à vigorosa e ríspida dissonância dos seus fonemas.

Os filósofos estoicos ensinavam em uma coluna pública ou pórtico (stoa) com vista para Ágora de Atenas, por isso o estoicismo ficou co...

estoicismo atenas filosofia
Os filósofos estoicos ensinavam em uma coluna pública ou pórtico (stoa) com vista para Ágora de Atenas, por isso o estoicismo ficou conhecido como a Filosofia do pórtico, em oposição as outras filosofias que aconteciam em outros lugares.

De tudo faz-se a crônica, já dizia Drummond. E é verdade. E a beleza da crônica está nisso também. Nesse saudável descomprom...

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De tudo faz-se a crônica, já dizia Drummond. E é verdade. E a beleza da crônica está nisso também. Nesse saudável descompromisso com planos, projetos e estratégias de todos os tipos. A crônica normalmente é espontânea. Ela surge na cabeça do cronista de repente, por uma razão qualquer, um acontecimento, uma leitura, uma experiência, alguma coisa que ele entenda valer a pena registrar, dividindo dadivosamente com o leitor aquilo que presenciou, viveu e sentiu. A crônica, como a literatura e a arte em geral, é sempre dadivosa. E catártica. Não pode deixar de ser assim, se se pretende autêntica e verdadeira. Daí seu encanto, seu sutil e não raro precário encanto, aquele encanto de tudo que é precário – como a vida mesma, que pode acabar num instante imprevisto.

Ideal seria que fosse dado a todos sangrar seu substrato lírico, independente de idade ou de estações da vida. Foi o que senti aos prim...

Ideal seria que fosse dado a todos sangrar seu substrato lírico, independente de idade ou de estações da vida. Foi o que senti aos primeiros tons da lira amorosa de José Nunes, deixando-se entrar em recaída numa idade em que já nos cansam outros labores.

O cisne não canta antes de morrer, afirma Pablo Neruda no seu livro autobiográfico Confesso que vivi . O avestruz não enfia a cabeça n...

linguistica cuspido escarrado
O cisne não canta antes de morrer, afirma Pablo Neruda no seu livro autobiográfico Confesso que vivi. O avestruz não enfia a cabeça na areia para esconder-se do mundo, segundo a crença popular. Na verdade, o avestruz envia a cabeça na areia para comer. As aves costumam comer areia para ajudar na digestão. Charles de Gaulle não disse que o Brasil não era um país sério. Quem o disse foi o embaixador Carlos Alves de Sousa, por ocasião da Guerra da Lagosta.

As pesquisas são catastróficas para o governo, pois nada parece dar certo para um governo que prometeu se reinventar, mas não consegu...

As pesquisas são catastróficas para o governo, pois nada parece dar certo para um governo que prometeu se reinventar, mas não consegue entregar o novo mundo anunciado. A razão? Ele se recusa a ver os fatos, que estão escancarados à sua frente:

      DO OBLÍQUO Gata-lobo na janela uiva para a lua que, bela, ilumina os olhos de ressaca dela.

poesia paraibana marineuma oliveira
 
 
 
DO OBLÍQUO
Gata-lobo na janela uiva para a lua que, bela, ilumina os olhos de ressaca dela.

Num distante dia de verão aqui em João Pessoa, Agnaldo Almeida, Lena Guimarães e eu começamos uma luta inglória, fadada a ser levada a...

cooper joao pessoa caminhada praia cabo branco
Num distante dia de verão aqui em João Pessoa, Agnaldo Almeida, Lena Guimarães e eu começamos uma luta inglória, fadada a ser levada ao ridículo e ao consequente fracasso. Mas acreditávamos fortemente no nosso propósito, mesmo porque o que pretendíamos seria muito bom para a cidade.