Cala-se uma voz que se elevava pela defesa intransigente da humanidade, da paz, dos humildes, da criança, da mulher, dos diferentes ma...

A inconsolável perda do Papa Francisco

vaticano papa francisco
Cala-se uma voz que se elevava pela defesa intransigente da humanidade, da paz, dos humildes, da criança, da mulher, dos diferentes marginalizados pela sociedade, dos pobres e oprimidos... Enfim: de tudo o que Jesus pregava e defendia.

A sua morte surpreende o mundo justamente no momento em que o ultraconservadorismo avança sobre a humanidade, lançando a sua sombra sobre o mundo que até agora ainda está livre.

vaticano papa francisco
Papa Bento XVI Agência Brasil
Após um papado apagado, do Papa Bento, o Papa Francisco, ou simplesmente Francisco, como lhe agradava ser chamado, veio surpreender o Mundo com a sua presença agradável, às vezes até irreverente, não conseguindo esconder um viés argentino, sul-americano.

Quando falava sempre causava um grande impacto, sem impostações. Tudo o que dizia era pertinente, e tinha endereço certo.

Nos encantou ao visitar o Brasil pouco depois da sua posse. O tempo que aqui passou parecia se divertir, esbanjando simpatia. Naturalmente o seu sucesso desagradou os religiosos de outras tendências, causando-lhes inveja, até.

O seu pensamento progressista, humano, tornou-se munição para esses falsos cristãos, que passaram a combatê-lo com todas as armas, principalmente as informações falsas tão exploradas nos tempos de hoje, usadas para se conseguir realizar o mal.

Papa Francisco em Trieste (Julho, 2024) Andreas Solaro /AP
Conseguiram influenciar até alguns católicos, que passaram a chamá-lo de “comunista” e desejar a sua morte, revelando as suas próprias ignorâncias.

Aproveitando-se da tendência conservadora das pessoas simples, usaram a anti-imagem de Francisco para conquistar novos adeptos, ampliar a sombra ultraconservadora que recobre o ocidente, e fazer crescer os seus negócios.

Francisco se foi e nos deixa, para a humanidade, um legado de tolerância, abertura da igreja católica para pessoas em segundo casamento, para homoafetivos, imigrantes fugitivos da miséria ou das nações em guerra.

Papa Francisco em ação de apoio aos imigrantes e refugiados (Roma, 2019)
Centro Astalli
A sua ausência aumenta o risco de acelerar o processo de involução da humanidade, aproximando-a ainda mais da Nova Idade das Trevas promovida pelo ultraconservadorismo.

Hoje está sentado à esquerda de Deus Pai Todo-poderoso, olhando e orando pelo povo. Tomara que ele consiga acordar o Todo-poderoso para o que está acontecendo ao mundo e à humanidade. Que descanse em paz!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Bravíssimo, José Mário. Francisco Gil Messias.

    ResponderExcluir
  2. Marco Santos23/4/25 16:53

    Bravo, queridissimo Doutor!

    ResponderExcluir
  3. 👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏♥️♥️♥️♥️♥️♥️🙏🙏✂️

    ResponderExcluir

leia também