Como é importante conhecer as palavras para entender as coisas que elas designam, vejamos um pouco da etimologia de “Car...

Voyeur da alegria

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Como é importante conhecer as palavras para entender as coisas que elas designam, vejamos um pouco da etimologia de “Carnaval”. Deonísio da Silva, em seu De onde vêm as palavras (A Girafa), apresenta três possibilidades. Originária do italiano carnevale, “Carnaval” primitivamente “designava a terça-feira gorda, a partir da qual a Igreja passava a suprimir o uso da carne”.

A palavra pode também ter vindo da expressão latina carne, vale (carne, adeus), segundo o autor o étimo mais coerente. Mas ele sugere outro – o termo carnelevamen (prazeres da carne), também proveniente do latim. Esse último aparece como oposição às tristezas e privações da
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Thomas Couture
Quaresma, que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas com aquela dura advertência aos que se excederam nos prazeres do corpo: “Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó retornarás”.

Como se percebe, prazer e interdição se associam ao evento, que de algum modo reflete a dualidade do nosso espírito. E um impulso alimenta o outro, pois sabemos com Machado que o muito proibido é, por isso mesmo, muito desejado. Deixando de lado cogitações ético-metafísicas, confesso que nunca fui muito de Carnaval. Sempre me faltou espontaneidade para aderir ao torvelinho da massa, cantar e dançar como faz a maioria. Tem pessoas para quem os acordes de Vassourinhas soam como uma faísca que lhes acende espasmos no corpo.

Infelizmente, não sou assim. Talvez por isso desenvolvi uma envergonhada inveja dos que conseguem entrar na folia (que etimologicamente significa “loucura”). De onde vem esse élan dionisíaco, que os faz entregarem-se com tanta espontaneidade à música e à dança? Não há resposta. É coisa de cada um. Enquanto uns se animam mesmo sem álcool, outros preferem observar a alegria alheia.

Isso não significa que gente como eu não sinta as vibrações do Carnaval. A inaptidão física para os pinotes e saracoteios nos faz enrustidos, mas não indiferentes. Há até uma vantagem nesse comedimento: ele dá um tempero nostálgico
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@srzdcarnaval
à festa e, com isso, revela-lhe a dimensão estética. Como nos alheamos da ação – já que somos voyeurs da alegria –, apuramos nosso senso contemplativo.

O problema é que essa visão é às vezes distorcida por uma concepção romântica do evento. Imaginamos paixões fugazes, súbitos encontros com odaliscas pálidas. Procuramos uma essência que o movimento concreto dos corpos suados, ali diante de nós, só faz desmentir. Como vislumbrar nessa profusão de nádegas frenéticas o rosto magoado de Colombina? Como, nestes tempos de camisinha profilática, viver um autêntico amor de Carnaval?

A verdade é que procuramos não o Carnaval real, mas uma imagem que nossa inaptidão para a folia nos ensinou a cultivar. Mas quem não procura isso? Os que sem dificuldade aderem à festa também estão, em alguma medida, em busca do sonho. De um nirvana etéreo, ou antes etílico, alimentado por um ideal.

O que muda é a forma de vivenciar a alegria. Uns se entregam com o corpo, outros só com a alma. No fim todos nos deparamos com a Quarta-Feira de Cinzas, que é o vestíbulo para mais um ano de trabalhos e penas.

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  1. Anônimo5/3/25 07:42

    Você retratou muito bem o voyeur da alegria, que também sou, Chico. Esse pessoal retraído até que daria um bloco interessante, penso eu. Seria certamente o mais estranho dos blocos carnavalescos. Fica a ideia. Parabéns ao cronista que ao falar de si sempre fala de muitos - e a muitos. Francisco Gil Messias.

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