A cronologia do tempo dos deuses gregos é representada pela simbologia iniciada com a denominação de cada um deles, dependendo da fase de maturidade da terra e de seu povo.
Caos é o deus original, o primeiro a surgir no universo, representando uma massa cósmica desorganizada que reunia todos os elementos. Gaia é deusa que representa a Terra, surgida do caos. Urano é o deus do céu estrelado. Cronos, gerado da união de Gaia e Urano, é um titã que se revolta contra o pai, castrando-o e roubando seu lugar como rei do Universo.
Para os gregos o tempo não era contado em voltas de um ponteiro, como mensuramos. O tempo, para eles, era medido por deslocamentos em direção ao ideal humano. Tudo que contavam com o passar do tempo era baseado na maturidade dos indivíduos, em como modificaram seu pensamento e quanto realizaram naquele passar de tempo.
Se 10 anos se passaram em nosso tempo e o indivíduo não mudou seu pensamento, não amadureceu, não criou nada para si e para o outro. Então, seu tempo não passou, está paralisado, apenas seu corpo modificou e envelheceu. O verdadeiro tempo, é medido nos avanços em direção ao ideal humano. Essa é a missão fundamental da vida.
Devemos nos preocupar com o tempo real, porque aquele do relógio, passa muito rápido. Uma das realizações de nossa maturidade é a constituição familiar, que continua a ser a unidade essencial na existência humana.
Mesmo na era da inteligência artificial e da guerra galática os dramas são íntimos; nascimento, morte, casamento, amor, ódio; eles ascendem, caem, voltam a ascender, migram e retornam, porque em todo drama familiar há muitos atos.
A palavra família tem um ar de aconchego e afeição, ainda que, na realidade, em muitos momentos a relação se torne áspera e delicada. E nesse vínculo procuramos encontrar a pessoa certa, aquela cujos paradoxos são iguais aos nossos e que não vai nos desapontar.
Na verdade, estamos em busca de quem vai atender nossas necessidades físicas, psicológicas, sociais, financeiras, e planos em comum. Quando vamos à procura de alguém dessa forma, chegamos como um mendigo, que não pode escolher, porque se alimenta com o que vem à sua frente.
Então, se você realmente deseja fazer uma escolha nesse mundo, seja feliz e agradável consigo, e caso for escolhido estará bem mais compatível com o que acreditas ser o certo.