Vi um erro de português, depois outro, numa mensagem de Affonso Romano de Sant'Anna - grande poeta, ensaísta, cronista - e lhe pe...

Pequenas surpresas

surpresas coincidencias carmen miranda solha
Vi um erro de português, depois outro, numa mensagem de Affonso Romano de Sant'Anna - grande poeta, ensaísta, cronista - e lhe perguntei: "Você está ditando?" Não me respondeu. Sérgio (de Castro Pinto) foi quem me informou: "Alzheimer..."



Eu estava com Ione no museu de cera Madame Tussauds, em Londres, 2008, a dez centímetros dos olhos absolutamente perfeitos da réplica de Paul Newman (ao lado da de Robert Redford, tal como apareceram no Butch Casssidy e Sundance Kid), quando ouvi "É o Solha?": Um casal de paraibanos.

surpresas coincidencias carmen miranda solha
Robert Redford e Paul Newman (Madame Tussauds, Londres) MattCC716

Estava, em Madri, na fila do ônibus para Toledo, quando vi que duas senhoras, conversando na fila ao lado, eram brasileiras. Disse-lhes: "As senhoras são de Sorocaba..." "Somos. O senhor também é? " "Sou, mas estou há muitos anos em João Pessoa." "Ô, conhece o maestro Kaplan?" "Sim, fui parceiro dele numa cantata e num musical!" "Ah, nós montamos, em Sorocaba, a ópera "O Refletor", que ele fez em cima do texto do Brecht!"



Numa locadora de vídeos de quem eu era velho cliente, retão de Manaíra, anos atrás, perguntei à dona se teria algum filme
surpresas coincidencias carmen miranda solha
Carmen Miranda
20th Century-Fox
com Carmem Miranda, ela me respondeu que não, mas que um colega meu, do Banco do Brasil, tinha... "Olha ele aí!" Voltei-me e vi o Marinho - que morava no Cristo, entrando. "Oi, cara, o que está fazendo aqui?" E ele: "Tratamento com médico, aqui perto, e vim ver se a locadora tem alguma novidade." 'Você tem algum filme com a Carmem Miranda?" "Dois".



Jurandy Moura leu os originais de meu primeiro romance e me disse que estava muito ruim. "Mas não vamos discutir - disse. Ponha a data no livro, vá fazer outra coisa e, daqui a seis meses, leia o Israel Rêmora de novo." Fiz isso. Em exatos seis meses escrevi "A Canga" e reli o Israel, "Caramba!": reduzi o romance a um terço do que era e pedi que Barreto Neto
surpresas coincidencias carmen miranda solha
Antônio Barreto Neto
Rádio Tabajara
o lesse. E ele, quando me devolveu os originais: "Olhe, tem um novo concurso aí, o Fernando Chinaglia, que, além da grana, publicará o romance vencedor numa grande editora. Se você não pegar o primeiro lugar, não acreditarei, mais, em concurso algum neste país." Mandei o Israel Rêmora e A Canga. O Israel pegou o primeiro prêmio, A Canga, uma menção especial. Parebenizei o Barretinho. Quando fui ao Rio, receber o prêmio, a poeta Stella Leonardos, que fizera parte da comissão julgadora, me disse que, na verdade, A Canga vencera por unanimidade, "mas teríamos problemas com a censura do AI-5 e premiamos o Israel."



Depois do expediente no Banco do Brasil, eu estava no ponto de ônibus do Mercado Central, quando parou um carro diante mim: era um colega de trabalho. Estava com sua mulher. Sentei-me no assento de trás, o Jurandi deu partida e o casal voltou à conversa que eu interrompera. Ocorreu o mesmo que na fila de
surpresas coincidencias carmen miranda solha
Rua Osvaldo Sampaio (Sorocaba)
Acervo do autor
ônibus em Madri: "Desculpe: a senhora é de Sorocaba." "Sou". "Eu também." "Onde o senhor morava?" "Na Vila São João." "Eu também!!! Em que rua?" "Osvaldo Sampaio". "Eu também!!!" Já me perguntei o que o falar de Sorocaba tem de específico. Não sei. É o do interior paulista, o de Minas, Goiás, com aqueles erres do inglês em "lord" e "bird". Lembrei-me muito, com esses lances, do prof. Higgins, de "My Fair Lady", fonoaudiólogo que sabe de que bairro de Londres cada pessoa pertence, pela fala.



Ione teve uma crise no zumbido que muito a maltratou, quando vivíamos em Pombal, e foi - por recomendação médica - passar uns tempos com os pais, que moravam no centro de Fortaleza, com um ... som ao redor - neighbouring sounds - coisa que não tínhamos no sertão, para abafar a crise. Sabendo disso, o
surpresas coincidencias carmen miranda solha
Afonso Mouta
Acervo Verneck Abrantes
gerente da Brasil-Oiticica me ofereceu uma das viagens semanais pelo teco-teco da empresa com sede na capital cearense. Marcado o dia, na véspera ele me ligou, dizendo que, infelizmente, um motor importante pifara e teria de ser levado no avião. No dia seguinte, a cidade foi impactada pela morte do estimadíssimo Afonso Mouta, dono do Cine Lux: ia tomar ... esse avião quando, ao passar pela frente da hélice, foi sugado por ela e morto. Bom, c´est la vie. Liguei para Cajazeiras, para saber por quanto um avião, de lá, cobraria para me buscar em Pombal e me levar para Fortaleza. Ante o preço informado, fui de ônibus. No primeiro voo que fez, o aparelho cajazeirense caiu.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também