No místico coração da Índia ergue-se majestosamente o enigmático Templo de Sree Padmanabhaswamy, que representa um tesouro vivo de lendas e mistérios que cativam a imaginação de todos aqueles que têm a ventura de o contemplar.
Localizado perto da principal cidade de Kerala, mãe de todos os locais sobrenaturais, na província de Thiruvananthapuram1, e construído combinando os dois estilos arquitetónicos Chera e Dravídica, Padmanabhaswamy2 é considerado um dos templos mais antigos da Índia e o lugar de culto mais rico do mundo, com registos históricos que remontam a milhares de anos. Embora a data exata da sua construção seja incerta, estima-se que boa parte do templo tenha sido erguido entre os séculos VIII e XVI d.C., constituindo um marco cultural e religioso com uma longa história enraizada na tradição e na fé indiana.
A literatura e a poesia tamil antigas referem-se ao templo e até mesmo à cidade como tendo paredes forradas de ouro puro. A sua fama estende-se além fronteiras. Por detrás dos seus portões esculpidos com primor, encontra-se um tesouro que vai muito para lá da simples imaginação.
Detalhes da fachada do Templo Padmanabhaswamy ▪ Imagens: p4norama
Dentro das câmaras secretas do Templo Padmanabhaswamy diz-se que descansam montanhas de ouro, pedras preciosas brilhantes e artefatos antigos, testemunhos silenciosos de uma era gloriosa, acumulados ao longo de vários milénios, tendo sido doados à divindade Vishnu por várias dinastias indianas, bem como pelos governantes e comerciantes da Mesopotâmia, Jerusalém, Grécia e Roma. Cada relíquia tem uma história para contar, uma conexão com o passado, e cada objeto brilhará como o esplendor de mil sóis.
Réplica de Shree Padmanabhaswamy ▪ Fonte: IndiaTravel
Facto curioso, das seis portas que, sob o seu garbhagriha (sanctum sanctorum), recobrem os cofres do Templo há uma que permanece misteriosamente trancada, desafiando a curiosidade humana, conhecida como “Câmara B”, tradicionalmente chamada Bharatakkon Kallara, sem maçanetas, puxadores e trincos, adornada com duas enormes serpentes, permanece inexplorada há séculos, guardando consigo o segredo do seu enigmático conteúdo.
Porta da Câmara "B" do templo. ▪ Fonte: Reddit (adapt.)
Acredita-se que o cofre da “Câmara B” seja guardado por serpentes, uma folclórica, encantadora e ardente vampira chamada Kanjirottu Yakshi e outras divindades sobrenaturais. Para muitos, as lendas sussurram que a porta guardada oculta o mistério final do templo — a entrada para um reino celestial inacessível aos mortais. Acredita-se também que a porta desta Câmara é protegida pelo Deus-Serpente cósmico de muitas cabeças, Shesha, Sheshanaga, Adishesha ou Ananta e, portanto, só poderá eventualmente ser aberta por sadhus ou svamis (mestres),
Talvez um dia a tal porta misteriosa de Padmanabhaswamy se abra, revelando tesouros incontáveis e mistérios que desafiam a nossa compreensão.
ascetas religiosos ou pessoas santas, que entoem o poderoso Garuda Mantra, passado de geração em geração por sábios e professores espirituais. Só que, aparentemente, não existirá na Índia um sadhu que saiba entonar adequadamente esse mantra.
Conta-se, ainda, que uma das pessoas que saberia exatamente o que estava por detrás daquela porta secreta seria o devoto dasa (guardião) do Templo, Uthradom Thirunal Marthanda Varma, irmão mais novo do Maharaja Martanda Varma, rei de Travancore (supostamente descendente do santo Kulashekhara Alwar) que, no entanto, em 2013, selou os seus lábios para sempre sem nada revelar.
Outras estórias falam de tesouros tão valiosos que poderiam redefinir a riqueza do mundo inteiro. No entanto, a porta permanece imóvel, num desafio aos curiosos e aventureiros.
O Templo Padmanabhaswamy é muito mais do que as riquezas materiais que encerra. É um portal para a espiritualidade e devoção, um lugar onde os fiéis se reúnem para buscar a paz interior e a conexão com o divino. Pelas suas paredes ressoam séculos de cânticos e de preces, enchendo o ar com uma aura de tranquilidade e transcendência.
AcervoA. Rodrigues
Talvez um dia a tal porta misteriosa de Padmanabhaswamy se abra, revelando tesouros incontáveis e mistérios que desafiam a nossa compreensão. Até lá, podemos apenas maravilhar-nos com a sua beleza sem igual, mergulhar na sua riqueza de detalhes e permitir que a aura mágica deste templo único nos transporte para um mundo de encantamento e de reverência.