Astor Pantaleón Piazzolla (1921 – 1992) foi um compositor e bandoneonista argentino que revolucionou o tango tradicional, criando um gênero híbrido que ficou conhecido como "tango nuevo" (tango novo), fundindo-o com elementos da música erudita, do minimalismo do jazz e do dodecafonismo. Sua contribuição para a arte de compor foi bem diversificada.
Antes de Piazzolla, o tango era uma dança e gênero musical popular, com forte destaque para a melodia em ritmo dançante. A introdução do instrumento alemão bandoneón em orquestras e a integração de instrumentos como piano, violino, violoncelo e violão incorporaram Piazzolla às peças de concerto, com caráter camerístico ou sinfônico.
Bandoneón de Astor Piazzolla ProtoplasmaKid
Nadia Boulanger
Centro International Nadia e Lili Boulanger (Paris)
Centro International Nadia e Lili Boulanger (Paris)
A fuga se desenvolve a partir de um tema principal, que é apresentado inicialmente por um dos instrumentos, ou naipe, isoladamente. Este tema é então exposto por outros instrumentos sucessivamente, e se desenvolve em planos sonoros justapostos criando o entrelaçamento melódico polifônico que caracteriza o contraponto. A melodia principal passeia pela tessitura, ora na íntegra, ora com variações e fragmentos temáticos, e evolui para ser executada por todo o conjunto, podendo retornar à ideia principal interpretada por instrumentos isolados. Assim, o contraponto é uma técnica de composição que consiste em sobrepor duas ou mais vozes que expõem o tema inicial em vários momentos e timbres, interpostos para atingir a alta qualidade harmônica que é gerada pela sobreposição das linhas melódicas.
Exemplo de uma pequena Fuga de Bach @Classical Music & Soundtracks
As técnicas de composição da música contemporânea, influenciada pelo Serialismo, método desenvolvido pelo austríaco Arnold Franz Walter Schönberg (1874-1951) no início do século XX, conhecido como Dodecafonismo, também foram adotadas por Piazzolla. A principal característica da dodecafonia é a utilização simultânea de todas as 12 notas da escala cromática (com sustenidos e bemóis), sem que a música se desenvolva dentro de uma determinada tonalidade. A ordem das notas pode ser aplicada de maneira original, retrógrada ou inversa – ou seja, cada intervalo de uma série melódica pode ser invertido de forma ascendente, descendente e vice-versa, e ser tocada de trás para frente, de maneira retrógrada ou invertida (espelhada).
Arnold Schoenberg Fritz Dobert
O dodecafonismo rompeu com o sistema de composição tradicional, em que a música se estruturava em torno de uma tonalidade dominante, extrapolando todas as convenções harmônicas do século XIX. Dentro desta técnica, o compositor tem a liberdade de criar variações e transformações da série de 12 tons de maneira totalmente livre. A atonalidade se caracteriza pela criação de temas que utilizam intervalos irregulares e acordes que não são resolvidos com a harmonia tradicional. Além disso, o uso da polifonia – combinação de várias vozes independentes que se entrelaçam – cria uma textura ainda mais complexa.
Trecho de Peça para Piano, Opus 33 (A. Schoenberg) Hyacinth
Atonalismo com séries de tríades @ufpr.br/
Astor Piazzolla History of Music
Entre suas composições mais destacadas estão "Adiós Nonino" , "Libertango" e "La Muerte del Ángel" . Ele compôs arranjos que possibilitavam o trabalho com músicos solistas em peças sinfônicas, de concerto e de câmara. Suas orquestrações do tango para quinteto e para grandes orquestras ampliaram as possibilidades sonoras deste gênero, transformando-o em uma linguagem mais intimista. O uso do bandoneón como solista de concertos contribuiu para redefinir a funcionalidade dos instrumentos de tango para peças eruditas e populares.
As peças de Piazzolla são hoje interpretadas em salas de concerto e festivais internacionais de música erudita, e o conjunto de sua obra está presente em programas de pesquisas acadêmicas em universidades de países tanto no Ocidente quanto no Oriente. Sua capacidade de transitar entre o popular e o erudito, trazendo a sensibilidade e os ritmos do tango para o universo da música, revolucionou não só o tango, mas também a maneira como a música erudita poderia ser compreendida e vivida. Ele abriu novos caminhos para o uso do tango como uma forma musical que vai além do entretenimento e da dança, permitindo-lhe encontrar seu lugar no cenário da música erudita e popular contemporânea para compreender os conflitos da existência humana.