Há pequeníssimas coisas que dispensam autoria mas que terminam trazendo do borralho de nossas vaidades a parte que temos com elas. São autorias que não vão além do autor e que justificam aquelas memórias saudadas por Flávio Sátiro em ensaio circunstancial como “a história por dentro”, ou seja, o depoimento narrado sem pretensões historiográficas, como quem abraça ou acarinha um álbum nem sempre fotográfico de instantes incrivelmente memoráveis, que nunca nos largam e que os de fora jamais se darão pela significação deles. Os que nos alimentam para a vida toda, mesmo repousados ou colados lá no fundo da consciência e por um nada sobem à tona.
GD'Art
Pois sim. Que pequena coisa sai de tão longe para explicar esse instante de vaidade advindo à primeira olhadela no jornal de agora?
Pça João Pessoa, PB (vista aérea)
Rafael Mororó, anos 40
Rafael Mororó, anos 40
O quarto poder se sacramentava nas linhas neoclássicas de A União, vindo abaixo no governo anterior, mas de pé no espírito, na gratidão de Barretinho, o moço sertanejo que fez sua carreira profissional e cultural a partir de um jornal que era um templo de formas consagradas, já sem a águia na abóbada desaparecida uns seis ou sete governos antes.
Demolição e fachada original do prédio de A União, J. Pessoa (PB)
Cúpula (Desenho de Sóter) ALPB
Cúpula (Desenho de Sóter) ALPB
Eis A União que se faz continuar na fidelidade das suas crias, a bela foto de frente com o birô de Barreto. E chego eu para o remate, sucedendo ao companheiro que vi surgir, e chamo Nathanael (presidente), Agnaldo Almeida (o editor), Milton Nóbrega, o diretor de arte, propondo a inserção imediata da foto histórica em sua primitiva versão, recomposta em sua águia, no cabeçalho do nosso jornal, medindo força e prestígio com o logotipo. Ganho unânime, ficando a junção feliz a cargo de Milton. Era a forma que nos restava de corrigir o equívoco do ex-governador, que podendo (e como podia!) desapropriar três ou quatro casas comuns ao lado do Banco do Brasil e lá construir o prédio da Assembleia, esqueceu a história (ou o que representava e representa o jornal republicano) para o nosso passado cívico e cultural.
Hoje, já bem distante dessas circunstâncias, a gravura simbólica perdeu de tamanho, já quase desparecendo sob o cabeçalho. Mas o leitor não imagina como me sinto orgulhoso com o pouco que resta.