Sem formar ostensivamente no bloco dos saudosistas e, seja como for, respeitando-os, Cícero Lucena, o piranhense que pela quarta vez administra a terceira mais antiga capital do Brasil, não parece estranho a esta (para nós riquíssima) peculiaridade histórica de João Pessoa.
Deve-se à primeira gestão de Cícero a ocupação do espaço aberto pela cobertura do viaduto, entre a antiga sede central do Cabo Branco e a Biblioteca, com a construção do primeiro e
Viaduto e Shopping Terceirão (PB)
Wikiloc
Wikiloc
O Terceirão juntou-se ao patrimônio das igrejas, do sagrado e da praça dos Poderes para aviventar o que resta do centro, enchê-lo de passos e de tributos espirituais.
Acreditando nesse incentivo, no êxito desse empreendimento, surgem os herdeiros de João Medeiros e se associam aos Maias convertendo duas mansões aristocráticas, tudo o que sobrava delas, para construírem e instalarem o Shopping Tambiá. Novo resultado: revascularizou-se o equivalente a todo o antigo Tambiá de casas fechadas ou prestes a isso. A Santo Elias, via principal entre a Lagoa e o shopping, de antigas cadeiras nas calçadas, obriga a Prefeitura a tratá-la como passarela de rico para a mais populosa e agitada das classes sociais.
Shopping Tambiá (João Pessoa-PB) Tripadvisor/Denise Modesto
Shopping 4.400 (PB)PMJP
Estranhei que durante a última campanha Cícero não rememorasse esses passos tão práticos, efetivos, de indiscutíveis resultados para a história da cidade na sua propaganda. Ele, que é político, certamente achou que não daria voto. Mas ainda espero, mesmo assim, que as Trincheiras, continuação da Rua Direita, antiga saída para o Sul, com a sua belíssima Balaustrada, ganhe o seu Terceirão. Ou, mais propriamente, o seu Trincheirão. Pra fazer isto só tem ele.
Publicado originalmente em A União