Henry David Thoreau foi um escritor estadunidense, naturalista, pesquisador, filósofo e transcendentalista, considerado um dos avós do movimento ecológico que ganhou forma nos anos 1960. Ele ficou mais conhecido por seu livro Walden, uma reflexão sobre a vida simples cercada pela natureza. Também se tornou popular por seu ensaio
A Desobediência Civil. Insatisfeito com o modo de vida na sociedade da época, procurou eliminar o desperdício e propôs o retorno ao simples.
Entre as contribuições mais influentes de Thoreau encontram-se seus escritos sobre história natural e filosofia, nos quais antecipou os métodos e as preocupações da ecologia e do ambientalismo. Seu estilo de escrita literária intercala observações naturais, experiência pessoal, retórica pontuada, sentidos simbolistas, e dados históricos; ao mesmo tempo, evidencia grande sensibilidade poética, austeridade filosófica, e uma paixão "yankee" pelo detalhe prático.
Em 1854, no livro Walden, Thoreau criou a expressão brain rot (cérebro podre). Nele, o autor critica a desvalorização de ideias complexas, comparando o cérebro ao apodrecimento de batatas na Inglaterra, relata a sua estada na floresta, onde construiu uma cabana e viveu num espaço de seis metros quadrados, e também analisa a sociedade moderna do século XIX. A obra incita o espírito crítico do leitor, levando-o a uma reflexão profunda a respeito dos modos de viver, propondo novas perspectivas sobre o conceito de liberdade e a própria vida.
Réplica da cabana de Henry David Thoreau, em Walden Pond, Concord, Massachusetts, Estados Unidos ▪ Imagens: B. Herzog + T. Stohlman ▪ Via Wikimedia
A expressão "brain rot" foi escolhida como a palavra do ano pelo Dicionário Oxford, no dia 2 de novembro de 2024. O termo acumulou 130 mil buscas ao longo de 2024 e, conforme pesquisadores do dicionário, o interesse disparou 230% entre 2023 e 2024, movimento atribuído à amplificação dos debates sobre o impacto de conteúdos de baixa qualidade, especialmente nas redes sociais.Um exemplo desse impacto é a publicação recente de orientações de um centro de saúde nos Estados Unidos, destinadas a identificar sinais de "cérebro podre" na população. Entre os sintomas apontados estão a dificuldade de concentração das pessoas, a perda de criatividade e o desinteresse por atividades intelectualmente estimulantes. O Dicionário Oxford define esse termo da seguinte maneira:
▪ A suposta deterioração do estado mental ou intelectual de uma pessoa, especialmente quando resultado do consumo excessivo de material (principalmente online) considerado trivial ou pouco desafiador.
Fique atento para não cair nos devaneios digitais. Seus sentidos podem definhar rapidamente.