A psiquiatra Nise da Silveira revolucionou o tratamento mental no Brasil por meio da arte. Ela descobriu que a imagem toma a alma da pessoa e entendeu a necessidade de destacá-la tanto quanto possível. Porque pintar é agir, além de um excelente método para defesa contra a inundação de conteúdos do inconsciente. Ela nos disse que a palavra não atinge as camadas mais profundas de nossa mente, mas a imagem, sim. Por isso, dedicou-se a estimular seus pacientes não somente a se concentrarem em
seus desenhos, mas também aprender a ler a imagem.
A permanente inquietude mundana em varrer os olhos em tudo transforma o tempo de vida em uma passagem ingrata e desmedida, inclusive junto aos mais próximos. Esse mesmo tempo — que Mario Quintana desenhou em poesia — pode se tornar em ingratos momentos a quem não o aproveitou com apreço sua jornada.
“A vida é um dever que trazemos para fazer em casa. Quando se vê já são seis horas, quando se vê já é sexta-feira, quando se vê já é Natal, quando se vê perdemos o amor de nossa vida, quando se vê passaram-se 50 anos.
Agora é tarde demais para ser reprovado, se eu tivesse um dia a mais eu nem olhava o relógio, seguiria sempre em frente e jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. Seguraria o amor que está à minha frente e diria que o amo”.
Agora é tarde demais para ser reprovado, se eu tivesse um dia a mais eu nem olhava o relógio, seguiria sempre em frente e jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas. Seguraria o amor que está à minha frente e diria que o amo”.
Por vezes elegemos pessoas que serão encarregadas de nos emocionar e que devem ser dotadas de um temperamento muito calmo. Se algum delírio quase poético tomar conta desse indivíduo, uma colherada de confeito pode ser o suficiente para desandar essa relação, que nos atraiu em caráter de satisfação pessoal. Por isso, a busca da alegria de viver através da habilidade do outro é um ato sem sentido ao espectro de sentimentos e movimentos da alma, que nos foi entregue quando surgimos como gente.
Sua autonomia passa pela decisão em tomar as rédeas de sua conduta, entender com arte suas melhores habilidades, colocar em prática, seu melhor espectro, ao envolver quem você deseja para mais perto e provocar encontros sociais com trocas lúdicas, sem competições vaidosas ou lucrativas.
Não deixe de fazer algo que gosta por falta de tempo. Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será do tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.