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Leia vários tipos e gêneros textuaisComo cada texto traz consigo um propósito comunicativo, conhecer os vários tipos textuais (narração, descrição, dissertação, injunção, predição, etc.) e os gêneros textuais (notícia, romance, novela, conto, crônica, artigo de opinião, poemas, entre outros) é imprescindível para os objetivos da comunicação sejam melhor percebidos.
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Organize as oraçõesTrata-se de colocar as orações na sequência SVCA – Sujeito, verbo, complemento verbal e adjuntos. Não raro, poemas, por exemplo, apresentam um ordenamento mais complexo (hipérbato), o que dificulta o entendimento desse tipo de gênero.
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Estude figuras de linguagemPara complementar o item anterior, faz-se necessário destacar que o estudo das figuras de linguagens como critério essencial para ampliar a compreensão de textos. As figuras são recursos da linguagem que visam intensificar o processo comunicativo, por meio da sintaxe (ordem), da semântica (sentido), da fonologia (do som) e da pragmática (intenção). Destacam-se a metáfora, a ambiguidade, a aliteração e a ironia. Isso vale para textos em versos, música, mas também textos em prosa (parágrafos).
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Atenção aos detalhesPreste atenção a todos os tipos de texto (como infográficos, gráficos, tabelas, imagens, citações, poemas...). Circule os nomes dos autores, livro e ano de publicação nas referências do texto. Em se tratando de autor(a) de seu conhecimento, já ficará mais fácil de decifrar os recursos e a temática empregados por ele/ela. Tais detalhes talvez revelem até mesmo a resposta da questão.
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Pratique a interpretação com as postagens nas redes sociaisProvavelmente você já viu memes nas redes sociais – Facebook, Instagram, entre outras. Para entender o que significam, é preciso interpretar, no mínimo, a relação entre dois elementos – o verbal e o não verbal. Para praticar, experimente anotar em um papel os recursos empregados, tais como ambiguidade, ironia, exagero, quebra de expectativa, dentre outros.
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Leia textos longos impressosLer está para o cérebro assim como o exercício está para o corpo. Ler textos longos é uma maneira de ganhar mais disposição para enfrentar um longo tempo na resolução de uma prova, por exemplo. Esse é um modo de se ter resistência para não fazer análises equivocadas dos textos. Isso pode ser feito a partir de revistas – em matérias mais longas, jornais e na leitura de longas narrativas, como os romances, contos, por exemplo.
Vale lembrar que a maneira como lemos um texto impresso e como lemos na tela do celular ou computador é diferente. Se você fará provas impressas, prefira ler textos assim.
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Leia mais textos mistos (verbal e não verbal)O concurso público costuma avaliar habilidades diversas. Tirinhas são facilmente encontradas, principalmente em bancas, como CPCON, IBFC, entre outras. Embora sejam leituras leves, divertidas, trazem consigo muitos recursos de linguagem. Muitas vezes elas expõem algum problema social, histórico, ou têm uma crítica implícita. A ênfase vai para os gêneros charge e cartum.
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Atente-se para as conjunções, os advérbios e as preposiçõesEstas classes gramaticais se destacam por terem grande relevância na construção de sentido entre palavras, orações, períodos e parágrafos. Então, procure observar as relações entre o que você acabou de ler. Por exemplo: de oposição, causa e consequência, adição, concessão etc.
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Use um dicionárioTenha um dicionário por perto e pesquise o que não entender. Isso fará com que você entenda melhor o contexto e, portanto, o interprete melhor, além de ampliar o seu vocabulário. Ademais, esse conhecimento será útil para resolver exercícios e também para escrever redações.
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Reescreva ou explique para você mesmoResuma com suas palavras o que você acabou de ler. Se preferir, escreva em tópicos. O objetivo é testar a sua capacidade de síntese e ter a certeza de que você compreendeu e interpretou o texto.
Por fim, ESTUDE! Como dizem: “falta amor, mas falta interpretação de texto também”.