Viva, Baubo! Não há nada mais feminino do que o humor erótico e sujo. Por que as mulheres aprenderam a se envergonhar disso? Por que falaram que isso é feio para mulheres? A Mitologia Grega e a Japonesa (Usume) nos trazem as Deusas do Humor (Erótico sobretudo) que salvam o mundo da melancolia, tristeza, da morte. Foi Baubo a única que tirou Deméter de seu sofrimento e depressão.
Nenhuma mulher de idade que seja, de nível social ou instrução que seja, fica indiferente a conversas entre amigas e piadas, desde que não sejam agressões masculinas. Temos sempre a facilidade de falarnos de sexo e homens quando estamos entre mulheres que estão abertas para o sexo e expressão da própria sexualidade. Como mostra a Mitologia, Baubo e Demeter estavam entre mulheres.
Se você encontrar uma mulher que fala mal das outras para homens com excesso de pudor do humor erótico, como já presenciei, pode ter certeza que essa não se conectou consigo. Na verdade, busca "queimar" o capital Erótico da outra, às escondidas para homens, tentando rebaixar a estima desta na sociedade a partir de valores que em nós mulheres nos flagelam por meio de nossa contraparte masculina em desalinho.
Onde ler sobre o mito de Baubo? Na obra 'Mulheres Que Correm Com os Lobos' da psicóloga yunguiana Clarissa Pinkola Estés. O resgate nessa obra, por meio da narrativa de vários contos de diversas mitologias, é que a mulher possa se reconectar consigo e se expressar sem crenças limitantes aprendidas.
Pior que uma mulher excessivamente moralista sexualmente, que denota um recalcamento, somente um homem nessa condição, haja vista que por força de toda uma estrutura que goza na sociedade patriarcal, conseguirá impor isso mais facilmente a suas filhas e esposas, sem no entanto abrir mão de seus próprios "privilégios" sexuais.