O uso inadequado da tecnologia contra o bem comum e a exploração perversa do sistema econômico na vida das pessoas estão destruindo pr...

Literatura e existência

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O uso inadequado da tecnologia contra o bem comum e a exploração perversa do sistema econômico na vida das pessoas estão destruindo princípios morais, levando à exclusão, discriminação e acentuando a competição destrutiva entre os cidadãos. A ausência de autocuidado resulta na desvalorização da dignidade humana em grande parte das pessoas. Diante dessa violência, é necessário examinar os efeitos desumanizadores que eliminam o significado da existência e do pertencimento.

A escritora, compositora, cantora e poetisa brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977), em sua obra Quarto de Despejo, afirma:

“A vida é igual a um livro. Só depois de ter lido é que sabemos o que encerra. E nós, quando estamos no fim da vida, é que sabemos como a nossa vida decorreu. A minha, até aqui, tem sido preta. Preta é a minha pele. Preto é o lugar onde eu moro” (1960, p. 160).
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Carolina Maria de Jesus Arquivo Nacional
Seus escritos foram traduzidos para mais de treze idiomas e distribuídos em mais de quarenta países. Carolina foi uma catadora de papel e outros materiais recicláveis nas ruas. Seu exemplo é a prova de que um escritor pode curar a si próprio e, talvez, ser médico do mundo. Lucas Seixas

A voracidade que dá significado à vida se dissolve quando as angústias existenciais são influenciadas pela desigual distribuição de renda entre os cidadãos, gerada pela ganância e escassez que compromete a essência vital à vida. Isso resulta em um desequilíbrio econômico que beneficia uma elite detentora de poder financeiro e de riquezas materiais, o que ameaça aumentar a violência e a loucura entre todos. Uma das repercussões disso é a sedução exercida pelas mercadorias de consumo, que impõem o ódio como um estilo de vida superficial e promovem a degradação dos valores morais, tornando-os descartáveis. Entre esses valores, destacam-se o respeito, a identidade e o senso de pertencimento. Consequentemente, o conjunto dos sintomas das doenças sociais se enraíza no mal-estar trágico dos cidadãos.

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Carolina Maria de Jesus
Arquivo Nacional
A literatura contribui para a construção da dignidade humana, sendo responsável por transmitir conhecimentos adquiridos através da leitura e de suas obras. Ela se apresenta como uma prática voltada para a saúde integral pessoal e ao bem-estar social, mesmo que o autor enfrente desafios em sua instabilidade financeira, mental ou física. O escritor encontra sanidade em sua expressão artística, utilizando-a como um meio de preservar a própria autoestima. Escrever é dotar de beleza a luta para enfrentar e transcender a miséria humana, tanto individual quanto coletivamente. A saúde existencial, quando gerada pela literatura como bem comum coletivo, estimula nos cidadãos um olhar estético sobre a existência humana, permitindo a convivência com os conflitos sem o apequenamento da pessoa. Um país que valoriza sua própria cultura transforma seu povo em um ícone universal. Assim, a literatura e suas obras representam o reencontro do povo com sua ancestralidade. Esse processo confere à existência - por meio da linguagem crítica – o fortalecimento de ideias como patrimônio imaterial e a felicidade de todos, de uma nação ou país.

Finalizo com o poema “Eu-Mulher” de Maria da Conceição Evaristo de Brito (1946). Ela é uma linguista e escritora afro-brasileira,
com atuação acadêmica como pesquisadora e docente universitária em literatura comparada, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Uma gota de leite me escorre entre os seios. Uma mancha de sangue me enfeita entre as pernas Meia palavra mordida me foge da boca. Vagos desejos insinuam esperanças. Eu-mulher em rios vermelhos inauguro a vida. Em baixa voz violento os tímpanos do mundo. Antevejo. Antecipo. Antes-vivo. Antes – agora – o que há de vir. Eu fêmea-matriz. Eu força-motriz. Eu-mulher abrigo da semente moto-contínuo do mundo.

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