Livro ESSA MUNDANA GENTE Autora Ana Daviana

Dica de Leitura: Essa Mundana Gente

essa mundana gente ana daviana
Livro ESSA MUNDANA GENTE
Autora Ana Daviana
Biografia da autora
essa mundana gente ana daviana
Ana Daviana
Ana Daviana é escritora, professora e historiadora. Cresceu e construiu sua identidade no agreste paraibano, na cidade de Pilõezinhos, em meio aos hábitos interioranos. Essa mundana gente é a materialização de um desejo da menina que amava ouvir contações de histórias de pessoas mais velhas; surge como uma forma de honrar seus ancestrais e manter viva a memória de seu povo.

Sinopse:
Na fictícia Jatobá, cidade-palco da obra "Essa mundana gente", de Ana Daviana, o singelo e necessário equilíbrio entre morte e vida aparece de forma literal ou simbólica, se espalhando pelos contos com costumes interioranos nordestinos, códigos identitários. Das histórias contadas de uma geração a outra, ouvidas ou mesmo vividas, a autora elaborou os ambientes, os personagens e as narrativas que, agora, constituem este livro de estreia. Um livro dedicado a causos, perpetuando na literatura o mantido na oralidade de um povo inventivo e cheio de memória.

Comentário sobre a obra
Na obra de estreia "Essa Mundana Gente", Ana Daviana nos leva a conhecer a fictícia Jatobá, uma cidade onde a linha entre vida e morte é permeável, nos mostrando a essência de um povo simples e que vive suas tradições e memórias. Através de contos que nos mostra as curiosidades dos costumes interioranos nordestinos, tecendo uma obra com identidades que se entrelaçam com as narrativas da oralidade.

essa mundana gente ana daviana
Edilson Araújo
Pensar na morte e vida é um tema evidente, apresentado com simbologia, mas profundamente literal. Daviana capta os diferentes lados do “ser humano “, onde as estórias, os causos, as lendas que vem de geração em geração, se tornam instrumentos de resistência cultural. Essa transição da oralidade para a literatura é fielmente cumprida, nos mostrando à importância de se registrar e perpetuar as histórias de um povo.

essa mundana gente ana daviana
Os habitantes residentes de Jatobá são extremamente bem construídos e transcendem estereótipos. Cada um, com características de suas vivências, medos e alegrias, permitindo ao leitor uma conexão intima com suas realidades. A linguagem é rica em regionalismos, o que nos mostra uma identidade autêntica e uma sonoridade própria aos contos, nos mostrando o cuidado da autora em capturar a musicalidade da fala nordestina. O que me remeteu nitidamente a literatura de cordel.

"Essa Mundana Gente" é, acima de tudo, uma celebração da cultura nordestina e da força da memória coletiva. Ana Daviana nos leva a sentar na cadeira de balanço da vovó, na calçada da cidade silenciosa do interior do Nordeste, ouvir, sentir e refletir sobre a vivência de um povo que, apesar das inúmeras diferenças, continua a fazer e contar histórias com otimismo, e criatividade. Essa Mundana Gente nos mostra que a literatura pode, e deve, ser também um meio de preservar a identidade cultural e as vozes que, permanecem à margem.

*O livro Essa mundana gente está disponível na 👉🏽 Amazon

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também