A mente é um jardim no qual florescem as sementes que nele são lançadas.
Paisagens sombrias de ressentimentos e tristeza, se cultivadas, projetam sombras espessas que nos debilitam e enfraquecem o ânimo. Em vez de estocar lixo na cabeça, cada um deve manter em sua tela mental a disposição de ajudar o próximo, de ser solidário, e de agir com bondade e compreensão. Trabalhando em favor do bem, criamos as condições de possibilidade imprescindíveis ao nosso próprio bem estar.
RDNE
O enfrentamento de desafios e dificuldades não devem nos desmotivar para as sucessivas provas da vida. Suportando-as com serenidade, compreenderemos que elas fazem parte de nosso processo de crescimento.
Em vez de nos perdermos em preocupações e devaneios perigosos, devemos nos concentrar naquilo que podemos mudar, dedicando-nos com denodo às tarefas que nos competem, tanto para a sobrevivência material quanto em favor do bem comum, sempre buscando exercê-las com dedicação e disciplina.
A vigilância dos próprios pensamentos e ações nos poupa de surpresas desagradáveis e previsíveis e nos dá a oportunidade de nos manter atentos àquilo que fazemos de nós e dos outros no dia-a-dia. Como agirmos, somos. A prática é que passa a fatura do caráter, mesmo que não haja testemunhas.
Fauxels
Há, contudo, algo do qual devemos nos lembrar sempre. Embora o nosso empenho faça a diferença e colabore com o alívio e a melhoria do ambiente à nossa volta, ninguém deve se considerar imprescindível. A lanterna mais brilhante disponível atualmente emite duzentos mil lúmens, cerca de vinte vezes o brilho de um farol automotivo comum. Ela produz uma iluminação tão intensa que é utilizada em operações de resgate. Em sua ausência, contudo, o toco de vela projeta seus modestos dez lúmens, sendo o suficiente para criar uma iluminação suave em ambientes pequenos, possibilitando a leitura de um texto, o desempenho de uma tarefa necessária ou até o livramento de um acidente fatal.
É fundamental servir com humildade, sem buscar reconhecimento ou recompensa, com a consciência da própria fragilidade e limitação. Cada ato de serviço é uma oportunidade para aprender e crescer, o que enriquece tanto quem serve quanto quem é servido.