O ressentimento nasce na culpa que o indivíduo cria, em detrimento de algo que alguém pretensiosamente provocou para chegar em sua condição atual inaceitável. O mais difícil é entender o motivo pelo qual isso não passa. A versão provável desse drama é a de que a queixa se mantém porque a pessoa terá que assumir que foi ela quem fracassou em algum momento, e não os outros que provocaram o problema.
Fonte: Wikimedia (R. Cogswell)
Maud, então, viu a oportunidade de se livrar da tia quando se deparou com um anúncio em uma loja e se candidatou para prestar os serviços de doméstica a um homem rude, de poucos recursos, que, mais tarde, se tornaria seu marido.
A artista manteve-se pobre durante grande parte de sua existência, residindo em uma pequena casa ao lado do marido. Foi uma excelente pintora. Porém, sua condição de saúde reduziu a mobilidade de suas mãos, que eram o principal instrumento de seu trabalho artístico. Influenciada pela mãe, Agnes, Maud apaixonou-se pelas artes desde cedo, ainda menina. Agnes incentivava a filha a pintar cartões postais para vender no Natal.
Ethan Hawke (Everett) e Sally Hawkins (Maud) no filme Maudie: Sua Vida e Sua Arte (2016) ▪ Imdb
Quantas limitações você carrega que o mantêm sem ação e com mau-humor frequente, por não ser acolhido(a) de braços abertos pelo mundo? Qual é o tamanho de seu ressentimento ao conhecer suas reais limitações, que foram decididas e desenhadas ao longo de seu caminhar?
Assim como a literatura, alimente-se com a capacidade de observar o mundo a sua volta. Do contrário, você poderá matar de fome a sua alma.