Há quem escarneça de Nietzsche por ele ter abraçado e beijado um cavalo que era espancado pelo cocheiro. O episódio ocorreu em janeir...

O que é a loucura?

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Há quem escarneça de Nietzsche por ele ter abraçado e beijado um cavalo que era espancado pelo cocheiro.

O episódio ocorreu em janeiro de 1889, em Turim, na Itália, quando o escritor saiu de um hotel e testemunhou o animal apanhar. Perturbado pela cena, Nietzsche correu até o cavalo e o abraçou com afeto, desabando a seguir num choro copioso. Seu comportamento foi atribuído a uma crise nervosa e é considerado como o início de sua "incapacitação mental".

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É previsível que, num mundo embrutecido, quem tem empatia pelos animais seja declarado louco. O mesmo ocorreu com Francisco de Assis, que foi tido como mentalmente insano por abandonar uma vida de privilégios para pregar uma mensagem de simplicidade, amor ao próximo e respeito à natureza e aos animais.

Para quem enxerga tudo à sua volta apenas como um recurso, a empatia, de fato, não passa de loucura. Para uma sociedade contaminada pela exploração, especulação, produtivismo e pragmatismo, todas as ações e escolhas que contrastam com a busca por riqueza, status e poder, parecem insanidade.

Em termos científicos, o termo "loucura" não é mais usual. Utiliza-se hoje a expressão "transtorno mental" para definir a condição de saúde que envolve alterações no modo de agir, no pensamento e nas emoções e que se caracteriza por alucinações, delírios, comportamentos desorganizados e pela desconexão com a realidade imediata. Evidentemente, aqueles que sofrem de patologias mentais devem ser atendidos e tratados, de acordo com todos os recursos disponíveis.

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A crítica e a rebeldia de Nietzsche têm como alvo a desumanização e a irracionalidade que contaminam as relações sociais.

Considerar como mentalmente enfermos aqueles que não se adequam a normas injustas e que se opõem à violência é um modo de marginalizar e punir objetores de consciência.

Em "O Alienista", Machado de Assis nos apresentou o personagem Simão Bacamarte, o psiquiatra que decidiu internar todos aqueles que considerava loucos. Já em "O Estrangeiro", de Camus, o protagonista Meursault é visto como louco por sua indiferença emocional e falta de conformidade às expectativas sociais.

Os brutos chamam de loucos aqueles a quem não compreendem. Em Mateus 5:22, Jesus ensina que a palavra louco não deve ser usada em sentido pejorativo, como uma ofensa.

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Enxergar e sentir além do que a maioria vê e experimenta, não é insanidade. Em sua imensa sensibilidade, Nietzsche teve misericórdia do cavalo que sofria com a ignorância e crueldade do ser humano. Chorou por ele e por si, e lamentou, sobretudo, pela rutilância de quem não se compadece do sofrimento e é incapaz de valorizar a vida e sua beleza.

Condenaram Nietzsche por consolar um animal indefeso e ferido, como julgaram Francisco de Assis por bailar com o irmão vento entre os pingos de chuva. Nas palavras do próprio filósofo alemão: "aqueles que foram vistos dançando foram considerados insanos pelos que não podiam escutar a música."

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  1. Parabéns, Emerson. Os que agem de modo diferente do convencional ou que seguem seu próprio caminho são rotulados como loucos por aqueles que não têm coragem de assumir suas próprias escolhas. Você nos convida a respeitar a individualidade e a diversidade de cada pessoa; afinal, cada um tem sua própria música interior que guia suas ações e suas escolhas. Abraço, meu amigo!

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    1. Obrigado, Nevita.
      Seu comentário já é melhor que o texto.

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