O Monte 'Arafat, também conhecido como “Jabal 'Arafat” ou “Jabal ar-Rahman” (Monte da Misericórdia), é um dos locais de maior...

'Arafat, monte da Emoção e da Fé

monte arafat arabia
O Monte 'Arafat, também conhecido como “Jabal 'Arafat” ou “Jabal ar-Rahman” (Monte da Misericórdia), é um dos locais de maior importância histórica e espiritual no Islão. Situado a aproximadamente 20 quilómetros a sudeste de Meca, no Reino da Arábia Saudita, o Monte 'Arafat é central para o ritual da “Hajj”, a peregrinação que todo o muçulmano adulto e saudável deverá fazer pelo menos uma vez na vida, caso tenha condições financeiras e físicas.


'Arafat é associado a vários eventos importantes na tradição islâmica. Acredita-se que terá sido ali que Adão e Eva foram reencontrados e perdoados por Deus após serem expulsos do Paraíso. Será também o local onde o Profeta Muhammad (Maomé) realizou o seu sermão de despedida, conhecido como “Khutbat al-Wada”, para toda a comunidade muçulmana, durante a sua última peregrinação a Meca, no ano de 632 d.C. Nesse sermão, Maomé terá enaltecido os princípios fundamentais do Islão, incluindo a igualdade, a justiça e os direitos dos crentes homens e mulheres.

monte arafat arabia
ArisDp
O Monte 'Arafat é de extrema importância no ritual da "Hajj". No nono dia do mês de Dhu al-Hijjah, conhecido como "Yawm al-Arafah" (ou Dia de 'Arafat), os peregrinos reúnem-se neste local a fim de realizarem a "Wuquf", ou "estação". É aqui que passam grande parte do tempo em oração e em meditação. O Profeta Muhammad terá dito que a "Hajj é 'Arafat", destacando que estar presente neste ponto é simbolicamente fundamental para que a "Hajj" seja considerada válida.

monte arafat arabia
monte arafat arabia
monte arafat arabia
monte arafat arabia
monte arafat arabia
monte arafat arabia
Imagens Al Jazeera, CC2

No Dia de 'Arafat, milhões de muçulmanos de todo o mundo juntam-se na planície do mesmo nome, onde passam o dia em preces, na leitura do Alcorão e proferindo súplicas. Esses momentos são dedicados ao arrependimento, à reflexão e à busca do perdão de Deus. Muitos muçulmanos jejuam neste dia, mesmo aqueles que não estão a cumprir o ritual da "Hajj", o quinto cardinal do Islamismo, pois acredita-se que jejuar no Dia de ‘Arafat expia os pecados do ano anterior e do ano seguinte.


Mais do que apenas um ponto geográfico, o Monte 'Arafat representa um lugar central na fé islâmica que simboliza a misericórdia divina, perdão, unidade, emoção e fé. É um local onde os fiéis muçulmanos buscam a proximidade com Deus. Estar em 'Arafat é uma experiência transformadora, um momento de profunda conexão espiritual e de renovação da fé.

monte arafat arabia
Peregrinos acampados em 'Arafaf, durante a Hajj de 1926. ▪ Fonte: Wikimedia
A história e as tradições associadas a este local tornam-no um dos lugares mais sagrados e reverenciados no Islão. A cada ano, a planície de 'Arafat transforma-se num testemunho vivo da devoção de milhões de muçulmanos, reafirmando os princípios fundamentais do Islão e fortalecendo o sentido de comunidade e irmandade entre os crentes.
SOBRE O AUTOR
babel babilonia
António José Rodrigues é autor do livro "Um Certo Oriente", que reúne crônicas sobre suas experiências com a cultura do Norte de África, Médio Oriente, Golfo Pérsico e Ásia. É ensaísta, orientalista e, semanalmente, aos domingos, apresenta o programa com o mesmo nome de seu livro, transmitido de Portugal pela Telefonia da Amadora, das 21h às 22h. No horário de Brasília, a emissão ocorre das 17h às 18h.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também