Para começo de conversa, no Brasil, em qualquer estação de Metrô, haverá um senhor roubado, mas só em Lisboa, há uma estação específica denominada Senhor Roubado... Vamos, contudo, a alguns modos de falar de nossos irmãos lusitanos.
Teu carro derrapou? Houve, pois, um despiste. Um avião despencou ou caiu? Diz-se, despenhou-se, embora tenha sido dos céus, não de uma penha. Queres passar adiante um ponto? Deves realizar um trespasse, porque, de alguma forma, houve uma morte, a do teu empreendimento.
Se tu, que estás a caminhar e que queres atravessar a rua, deves fazê-lo pela passadeira de peões. Vais pegar um ônibus? Dirige-te à paragem de autocarros. Já para o trem, o ideal é ir à estação de comboios. E não te esqueças, quando estiveres na tua carrinha, dirigindo na autoestrada, de pagar a portagem, como se chama por aqui o pedágio.
Ao acordares, não deixes de tomar o teu pequeno almoço, mas não o faças olhando o telemóvel, nem o utilize na casa de banho, passando horas, esquecido, sentado na sentina. Não deixes de acionar o autoclismo, ao sair da casa de banho...
A vida não é tão ruim quanto tu supões. Depois de muitos anos dedicados ao trabalho, todos temos direito à reforma e a receber um ordenado mínimo, aí inclusos os cêntimos.
Se vais ao futebol, não esqueças de pôr a camisola de tua equipa preferida. Não vás à academia, a não ser que queiras estudar. Se queres, no entanto, exercitar-te, vai ao ginásio, ainda que não te exercites nu, como os gregos antigos.
Se um estabelecimento comercial está encerrado, não significa que fechou suas portas definitivamente, mas que as fechou por um dia ou por um período específico.
Gostava muito que o "abre fácil" dos produtos assim o fosse. Farás, no entanto, esforço demasiado para abrir a mais pequena das embalagens de um queijo de um presunto ou de um enchido. E não conseguirás. Também não estremeças diante do anúncio "só pica se quiseres". É apenas sobre a opção de pores ou não pimenta na tua comida. E não confundas pimenta ou picante com pimento, o pimentão. Quando um garçom te oferecer um fino, não é coisa de fumar, mas de beber. É um chopp, também dito imperial.
É possível que vejas, nas escadas rolantes o aviso “Cuidado com os atacadores”. Não temas, não se trata de violência contra alguém, mas de uma advertência com relação aos cadarços, que devem estar bem amarrados ou atacados. Se tens medo de escadas rolantes, toma, então, os ascensores.
Se alguém te oferecer um rebuçado, não receies e nem desconfies de um simples bombom ou confeito. Já te pediram para mostrar o piropo, coisa do tipo “Eu mostro o meu piropo, tu me mostras o teu”? Se te oferecerem, não julgues que se trata de uma ofensa ou de proposta indecente. Algumas marcas de café publicam elogios ou textos carinhosos dos clientes, nos saquinhos de açúcar, que disponibilizam para os clientes. No próprio saquinho vem a proposta: “Gostava de ver o seu piropo, num pacote de açúcar?”.
E, assim, entre piropos e rebuçados, vamos tentando nos acostumar com o léxico e, sobretudo, com o sotaque do peito ilustre lusitano.