Cultura e Arte são muito importantes para o desenvolvimento de todo ser humano. Atuam no processo de construção intelectual e elevam ...

Cultura e Arte

Cultura e Arte são muito importantes para o desenvolvimento de todo ser humano. Atuam no processo de construção intelectual e elevam o nosso potencial cognitivo, que é crucial para o aprimoramento de diversas habilidades. Logo, é fundamental que todo ser humano venha a desenvolvê-lo para bem viver. Cultura e Arte também se constituem em ferramentas humanas para a manifestação de sentimentos, sensações e percepções in totum. Daí ocorrerem de diversas maneiras nas imensuráveis culturas que existem em todo o mundo e que através das artes se expressam.

Aelx
A Arte é a forma de expressão pela qual o ser humano manifesta suas emoções, seus pensamentos, mas sobretudo sua persona cultural, através de valores estéticos como a beleza, a harmonia e o equilíbrio. Pode ser representada de várias formas, a começar da palavra escrita, ou seja, da literatura nos mais diversos gêneros, como o romance, a poesia e a crônica – uma peça que tem “vida curta”, certamente, por tratar sobretudo de temas líricos como o amor. Outras formas sublimes de arte são a música, a escultura, a pintura, o cinema, a dança e, particularmente, a oratória (o poder de comunicação com confiança, persuasão e fé para as mais diversas apresentações, como as de negócios, saudações e louváveis orações).

Já a Cultura, enxergamo-la em tudo que fazemos, pensamos e sentimos. Ela não possui limites, por ser praticamente infinita. Para termos noção da sua importância, sabemos que um considerável grupo de pessoas, para ser considerado, uma Nação, “precisa compartilhar os mesmos valores culturais”. Isso é crucial e consta de uma regra da Unesco, agência da ONU.

Bozhin Karaivanov
Desse modo, Cultura e Arte envolvem os hábitos das pessoas em seu cotidiano e comportam um imensurável conjunto de valores, pensamentos, práticas por meios materiais e imateriais. Tudo isso faz de nós brasileiros, paraibanos, que nas festas juninas, através das comidas, músicas, danças e outras artes, se unem e se relacionam reciprocamente.

Simplificando, pode-se dizer que a Arte é a representação da Cultura de forma materializada. Assim, sentimentos, mensagens e demais valores do espírito podem se expressar por meio de livros (poesia ou prosa), fotos, pinturas, esculturas, instalações, exposições, filmes e outros. Enfim, tudo o que é arte é Cultura, mas nem tudo o que é Cultura é arte. Há um caráter intrínseco às manifestações artísticas, que as peculiariza sem, contudo, romper a ligação com as demais produções culturais. Isso porque Arte e Cultura são indissociáveis.

Aracy Ajur (SP)
É bom, porém, lembrar que a Arte depende da Cultura para se expressar. Afinal, toda manifestação artística é feita em algum momento numa situação histórica, por algum artista com predileções pessoais e culturais, e em algum lugar, com as devidas circunstâncias temporais e materiais disponíveis – clima, política, festas e outras. Por meio dela a Cultura “se enxerga” e se liga, em determinado povo (grupo), a tudo que ele pensa e expressa.

Enfim, vejo a Cultura como a mãe da Arte. Esta é a sua filha pródiga, no sentido de que esbanja sua generosidade de criação, beleza e expressão.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Cultura e Arte, dois alicerces de qualquer sociedade. Texto oportuno, Felizardo. Parabéns. Francisco Gil Messias.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço! A elucidativa síntese do nosso texto, meu estimado amigo e conceituado Escritor Gil Messias.🖋️FMJ

    ResponderExcluir
  3. onfira as análises e opiniões sobre a fazenda 15 em nosso site!

    ResponderExcluir

leia também