Por vezes amo tanto alguns escritores e compositores que os tenho como amigos. Tchaikovsky é um deles. No dia 6 de novembro passado...

Tchaikovsky: o inverno em sua beleza imensa e melancólica

tchaikovsky nadja
Por vezes amo tanto alguns escritores e compositores que os tenho como amigos. Tchaikovsky é um deles. No dia 6 de novembro passado completaram-se 130 anos da morte de Pyotr Ilyich Tchaikovsky. E a data me deixa melancólica.

A vida de Tchaikovsky foi pontuada por dores profundas, crises intensas e depressão. O sucesso e os aplausos à grandiosidade de sua música não conseguiram afastar as sombras que pairavam sobre a alma do compositor russo.
tchaikovsky nadja
Tchaikovsky, em 1868
Talvez fosse difícil se aproximar dele, para quem era doloroso fazer amizades.

"Toda a minha vida fui atormentado pelas relações sociais obrigatórias com as pessoas. Por natureza sou uma pessoa insociável. Cada novo conhecido, cada novo encontro com alguém que eu não conheço sempre foi fonte da maior angústia moral para mim. Nem uma vez na vida dei um passo para conhecer essa ou aquela interessante personalidade. E sempre que tal conhecimento acontecia, porque não podia ser evitado, eu invariavelmente me sentia desiludido, entristecido e desgastado", escreveu uma vez para sua patronesse e amiga Nadezhda von Meck (Nadja), a quem ele dedicou diversas composições.

Tchaikovsky e Nadja mantiveram uma amizade que durou 13 anos, sem jamais terem se visto pessoalmente. Ela repentinamente rompeu qualquer contato, pois atribuiu a morte de um filho a um castigo divino por ter se dedicado por tanto tempo à amizade com o compositor e descuidado da família. Tchaikovsky — que acumulava dolorosas perdas — nunca soube a razão do afastamento da amiga e jamais se recuperou da perda.

tchaikovsky nadja
Nadezhda von Meck (1831—1894)
tchaikovsky nadja
Piotr Tchaikovsky (1840—1893)

A homossexualidade, que ele mantinha em sigilo, também tem sido considerada um fator importante para sua tristeza. O compositor chegou a ter um casamento de fachada a fim de evitar que sua família sofresse por causa dele.

A morte súbita de Tchaikovsky aos 53 anos é geralmente atribuída ao cólera, mas há diversas teorias, inclusive a de que teria sido induzido ao suicídio. Nenhuma tese apresenta provas incontestáveis e a razão da morte ainda hoje permanece um mistério.

tchaikovsky nadja
Tchaikovsky, em 1893 ▪ A. Federki / Bergen Library
Nove dias antes de morrer o compositor havia apresentado sua Sexta Sinfonia, a Patética, em São Petersburgo. Mas hoje não vou trazê-la para cá. Trago a primeira Sinfonia, "Winter Daydreams". Sempre adorei ouvi-la quando a neve caía silenciosa sobre a cidade e a atmosfera se tornava puro sonho, com as árvores se agitando ao compasso da música.

Tchaikovsky é o inverno, em sua beleza imensa e melancólica.



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também