Diante das adversidades, o desânimo e a revolta são sempre os piores conselheiros. As dores são incômodas e difíceis, mas também nos ...

Qual o significado das dificuldades?

fraternidade dificuldade desafio superacao
Diante das adversidades, o desânimo e a revolta são sempre os piores conselheiros. As dores são incômodas e difíceis, mas também nos ajudam a seguir adiante. Muitas são necessárias e coadjuvantes dos processos de crescimento. Quando nos desenvolvemos fisicamente, no período compreendido entre os três e os quatorze anos de idade, experimentamos dores nas coxas, canelas e panturrilhas. O fenômeno, apelidado em inglês de growing pains, provoca dores musculares e ósseas, durante os surtos de crescimento mais rápidos e intensos.

fraternidade dificuldade desafio superacao
Micah Hallahan
Também experimentamos desconforto durante o desenvolvimento dos dentes permanentes. Na puberdade, além das mudanças hormonais que produzem acne, as meninas ainda passam por dores menstruais. Acrescente-se a isso, as dificuldades emocionais próprias dos questionamentos inerentes à adolescência, naturalmente decorrentes do amadurecimento psicológico e de mudanças no cérebro que, eventualmente, predisponhem os adolescentes e jovens a transtornos como ansiedade e depressão.

O crescimento pessoal também pode incluir a angústia provocada pelos conflitos entre tradições e costumes familiares e novos valores e práticas pessoais que se chocam entre si.

Os atletas de alto desempenho, igualmente experimentam sofrimentos decorrentes de lesões, entorses, fraturas e tendinites, decorrentes das práticas necessárias ao aprimoramento da sua condição física. A comunicação interpessoal se constitui em outra fonte de dor, pelas dificuldades que comporta. A dificuldade de expressar e perceber sentimentos complexos e sutis nos leva, às vezes, a conflitos, ressentimentos, mal-entendidos e afastamentos em nossos relacionamentos.

fraternidade dificuldade desafio superacao
Unsp
Nos processos vitais, é comum que as aflições provoquem lágrimas, que não devemos interpretar como convites ao desalento.

A luta diária deve nos animar, pois os desafios só dignificam o esforço e a coragem. As dificuldades fortalecem a nossa resiliência e aumentam a nossa capacidade para enfrentar futuros obstáculos, fortalecendo a nossa estabilidade emocional. No enfrentamento dos problemas nos obrigamos a incorporar novas competências, a encontrar soluções criativas e a nos reinventar, numa oportunidade de aprendizado que nos revela forças e limitações, permitindo-nos escolhas mais ponderadas, responsáveis e conscientes.

fraternidade dificuldade desafio superacao
Andrej Lišakov
A assimilação efetiva do valor da fraternidade e do altruísmo se revela no enfrentamento das tribulações, quando nos tornam mais compreensivos em relação às lutas dos outros. É no sofrimento que nos deparamos tantas vezes com a solidariedade aos semelhantes que nos apoiam, tendo, igualmente, a possibilidade de socorrer quem necessita, dignificando-nos no exercício da ajuda, da utilidade e do amparo.

Por paradoxal que seja, devemos ser capazes de agradecer pelos descontentamentos com os quais nos deparamos, pois eles nos demonstram claramente o valor do auxílio, tanto dado quanto recebido, dentro da matemática da vida concebida pelo Grande Ajudador, que nos assiste todo o tempo a fim de que também assistamos.

Trabalhe, fazendo o melhor que puder, sempre considerando também o interesse e o bem estar dos outros, porque o serviço ao próximo é um remédio sempre disponível.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também