A lembrança mais vívida que os outros terão de nós, será sempre em torno da impressão que deixamos em seus sentimentos. Mais do que de ...

Qual o sentido de ser gentil?

gentileza solidariedade pratica bem
A lembrança mais vívida que os outros terão de nós, será sempre em torno da impressão que deixamos em seus sentimentos. Mais do que de favores ou de presentes, eles se recordarão daquilo que produzimos em suas almas: do auxílio que prestamos na hora de amargura, da palavra de incentivo, do gesto respeitoso, da consideração dedicada e da esperança que despertamos num momento de tristeza, desespero ou solidão. A poeta e ativista dos direitos civis Maya Angelou disse que as pessoas esquecerão o que você disse e o que você realizou, mas nunca esquecerão de como você as fez sentir.

gentileza solidariedade pratica bem
Unsp
A postura que melhor pode favorecer o cultivo de bons sentimentos sobre nós nos corações alheios é mesmo a gentileza, porque é sempre possível ser gentil, através de pequenos atos de bondade e amor. Ralph Waldo Emerson afirmou: "a vida é curta, mas há sempre tempo para gentileza."

A gentileza é um gesto que pode ser percebido diretamente na alma, e que independe até mesmo dos sentidos, como bem sublinhou Mark Twain ao dizer que a bondade é a linguagem que os surdos podem ouvir e os cegos podem ver. A gentileza deixa, sobre as situações do cotidiano, camadas de beleza e carinho que se sobrepõem, levando esperança e paz aos ambientes mais hostis, inóspitos e degradados. No dizer de Gibran, a bondade é como a neve, que embeleza tudo o que cobre.

Deus aproveita cada ato de gentileza para alegrar e salvar o dia de alguém. Nenhum aceno de compaixão é em vão. Na repescagem da vida, Deus aproveita cada átimo de afeto e de atenção dedicado aos outros. Agindo com gentileza, somos mensageiros do Amor Divino.

gentileza solidariedade pratica bem
Henry James

John Singer Sargent
O escritor britânico Henry James considerava a gentileza como algo tão imprescindível entre os seres humanos, que asseverou certa vez: "três coisas na vida são fundamentais: a primeira é ser gentil; a segunda é ser gentil; e a terceira é ser gentil."

Segundo o psicólogo Leo Buscaglia, ninguém deve subestimar o poder de um toque, de um sorriso, de uma palavra amável, de um ouvido atento, de um elogio honesto, de uma orientação ou do mais modesto gesto de carinho, pois cada um desses atos têm o enorme potencial de mudar a vida de alguém.

O melhor legado não pode ser deixado por bens ou palavras. O médico, teólogo, músico e filantropo Albert Schweitzer tinha toda razão:

"O mais importante na vida são as pegadas de amor que deixamos para trás quando partimos."

Os anjos de Deus nos emprestam as suas asas, através da gentileza, para elevar-nos.

Recorde-se agora das muitas vezes em que foi favorecido por um repentino gesto de assistência ou de como foi resgatado de uma experiência ruim porque alguém agiu com amabilidade, atenção e doçura. Retribua à vida esses presentes, adotando também educação, grandeza de alma e generosidade para com aqueles que atravessam o seu caminho. Puxe pela memória: com quem você foi gentil ontem? E hoje? Ainda é tempo.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também