A Moral Filosófica dos estoicos propõe que nossas opiniões atormentam mais do que as coisas em si, sendo formuladas pelas palavras que utilizamos quando algo surpreendente ocorre; pois chamamos uma coisa pelo nome de outra, e a imaginamos como aquela outra coisa, permanecendo a ideia em nossas mentes.
Essa é uma típica consequência de um choque emocional provocado por um momento decisivo, que deixou uma sensação extremada na mente daquela jovem, que jamais conseguiu apagar de sua memória.
Sensações traumáticas de outras origens emocionais foram descritas pela escritora Isabel Allende, de 81 anos, em seu livro "O Vento Sabe o meu Nome". Com a narrativa centrada em personagens femininos frágeis e com dramas familiares, o romance descreve o sofrimento vivido por crianças durante a política migratória imposta pelo governo Trump, que separou milhares de filhos de seus pais imigrantes.
As duas histórias relatam os traumas e as profundas transformações daquelas crianças que viveram um real jantar desagradável durante anos de suas vidas, e se reconstruíram suportando a solidão, o isolamento do afeto da família, do amor e da segurança.
Talvez essas crianças nunca se recuperem dos traumas surgidos pela dolorosa experiência de vida. Mas, por vezes, essa mesma vivência faz com que se tornem fortes e resilientes.
Por isso, parece que o tempo sabe passar, o homem, ainda não.