Hoje é véspera de São Pedro, data simbólica para minha família, porque é aniversário do meu irmão mais velho, Hermes Filho, que se foi ...

Entre fogos e saudades

fogos sao pedro festa junina incendio
Hoje é véspera de São Pedro, data simbólica para minha família, porque é aniversário do meu irmão mais velho, Hermes Filho, que se foi para outro plano, há cinco anos. É um dia que nos traz muitas recordações, não só dele, mas também de outras pessoas queridas que marcaram sua passagem aqui na Terra, a exemplo de um senhor, pai de muitos filhos, que morava vizinho à casa de minha avó materna, onde por um tempo morei, assim como todos os meus outros irmãos. Meus avós eram muito acolhedores e, em qualquer dificuldade, era para lá que corríamos.

fogos sao pedro festa junina incendio
cfalvarez
Pois bem, esse senhor era Seu Pedro Fogueteiro, um dos maiores produtores artesanais de fogos de artifício, que também aniversaria no dia de hoje. E eu sempre me perguntava se foi por acaso ou se o destino o levou a exercer, com maestria, essa profissão, tendo ele nascido numa data tão significativa, em meio aos festejos juninos.

Em criança, a véspera do dia de São Pedro era um dos mais esperados, pois era quando Seu Pedro comemorava sua nova idade e fazia uma grande festa na rua em que morava, como já disse, na casa vizinha à de minha avó. Era tanto balão e foguetão no ar que ficávamos com o pescoço dolorido de tanto olhar para o céu, que se enchia de cores e de formas, a nos encantar. E na frente da casa dele, uma grande fogueira queimava até tarde da noite, assim como, numa velha radiola, tocava música própria para a época, como “Eu quero chá” , de Luiz Gonzaga, melodia que ainda hoje ecoa em minhas lembranças. A culminância desse evento se dava quando, no final de tudo, ele acendia o pavio de uma grande girândola, no centro da qual, na medida em que queimava, painéis com fotografias
fogos sao pedro festa junina incendio
Pref. Machados (PE)
dos santos e do próprio aniversariante iam sendo desvendados, ao som dos aplausos e dos gritos de “viva, São Pedro!”, “viva, São João!”.

E foi numa dessas comemorações, justamente no dia em que meu irmão nasceu, de parteira, na casa de minha avó, que, fatídica e acidentalmente, um rojão achou de cair no quintal do fogueteiro, bem em meio à tenda-oficina em que ele produzia seus fogos. Isso foi um Deus-nos-acuda. O fogaréu foi se alastrando e o perigo de um incêndio de grandes proporções foi se configurando. Meu avô, meu pai e alguns moradores da proximidade se juntaram para retirar da casa ao lado da que pegava fogo, na cama em que estavam, após o parto, minha mãe e meu irmão recém-nascido.

Contam que o estrago só não foi maior porque Seu Pedro correu por dentro de casa, em meio às chamas, e conseguiu chegar até onde havia um barril cheio de pólvora, saindo com ele na cabeça para um descampado, após os limites do seu terreno, livrando todos de uma explosão que seria capaz, dizem, de arrasar o quarteirão.

fogos sao pedro festa junina incendio
MS
Ainda hoje sinto um arrepio ao imaginar tamanha tragédia que poderia ter acontecido num dia tão especial para Seu Pedro e todos daquela rua. Os prejuízos materiais foram muitos, mas ele conseguiu se reerguer e dar continuidade a sua arte de inventar aqueles artefatos mágicos por muitos e muitos anos ainda, passando seus conhecimentos para seus filhos e netos.

É claro que hoje as coisas são bem diferentes e certamente o gênio criativo de Seu Pedro seria desenvolvido com mais cuidados e num ambiente mais apropriado, com mais segurança. Aqui, no entanto, ficam as lembranças de um tempo bom e cheio de luz. Viva, São Pedro! Viva, São João!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Linda a reportagem que retrata uma época tão encantadora que mesmo com toda tecnologia de hoje jamais alcançará um tempo tão cheio de alegrias . Parabéns por nós relembrar uma época única!

    ResponderExcluir
  3. Viva Pedro, João, Pedro e a oportunidade de ler textos com som, cheiro e imagens, lindo como este. ❤️

    ResponderExcluir

leia também