Em 1864 o General Melgarejo derrubou o Presidente da Bolívia, José Maria de Achá. Pouco tempo depois o ex-Presidente Belzú, que por ...

Juro que é verdade

ariel palacios america latina ditadores
Em 1864 o General Melgarejo derrubou o Presidente da Bolívia, José Maria de Achá. Pouco tempo depois o ex-Presidente Belzú, que por sua vez havia sido derrubado por Achá e estava exilado na Europa decidiu voltar ao país.

Melgarejo mandou levá-lo ao palácio e lá deu-lhe dois tiros à queima roupa. Arrastou o corpo até a sacada e apoiou-se por trás do cadáver de modo que a multidão lá na praça pensou que Belzú havia retomado o poder e haja vivas ao ex-presidente. Eis que quando Melgarejo soltou o corpo e apareceu na mesma sacada, imediatamente a multidão passou a dar vivas a Melgarejo,
ariel palacios america latina ditadores
Manuel Melgarejo
Antonio Villavicencio
que em seguida promulgou uma Constituição dando-se poderes para perseguir e matar opositores.

É pouco? É.

O tal do Melgarejo era admirador da França embora sequer conseguisse localizar Paris no mapa. Quando soube que a Prússia havia invadido a França, pegou ar. Para ele a Bolívia tinha o dever de salvar a civilização francesa. Convocou seus Generais para prepararem o envio de tropas à Europa. Um General ousou dizer que levaria muito tempo porque partiriam do oceano Pacífico em direção ao Atlântico. "Deixe de ser bobo, vamos pegar um atalho", retorquiu Melgarejo. E partiu para a guerra, deixando no governo sua esposa (essa é uma outra história incrível, porém cadê espaço?).

Enquanto montava a estratégia, descobriu que tinha 3 mil soldados, porém apenas 3 navios, nos quais só cabiam 600 pessoas. Problema nenhum, pensou ele. Reconfigurou os planos, decidiu embarcar pelo Atlântico, e alugar outros
ariel palacios america latina ditadores
MS
tantos navios. Planejou atravessar o Brasil pela Amazônia, porém pouco antes de sair do território boliviano soube que seu ídolo Napoleão III havia sido capturado pelos alemães e assinado a rendição.

O pior da notícia: foi informado da neutralidade assumida pela Grã-Bretanha. A Rainha Vitória negara-se a ajudar os franceses. O homem ficou furioso e declarou guerra aos ingleses, expulsando o embaixador inglês que foi em lombo de burro até Buenos Aires de onde embarcou para dar as noticias à rainha.

Vitória ficou possessa e disse que mandaria seus navios bombardearem a Bolívia. Porém, alertada pelo embaixador que a capital La Paz estava longe do litoral e a 3.600 metros de altitude, impossibilitando o bombardeio, a rainha Vitória tomou de tinta preta, dirigiu-se ao mapa e riscou a parte onde estava a Bolívia, esbravejando: “— A Bolívia não existe”.

ariel palacios america latina ditadores
MS
Ao voltar a La Paz, o General descobriu que sua bela esposa fugira para Lima com toda a grana que ele havia roubado. Logo depois foi deposto e seguiu para o exílio onde sua esposa solenemente o ignorou e posteriormente seu ex-cunhado o matou a tiros.

Este é apenas um dos muitos momentos capturados por Ariel Palácios no excelente livro “América Latina, lado B”, onde nosso continente não cansa de passar vergonha.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também