Apesar do título alusivo ao hino do clube de Futebol, quero falar da figura histórica controversa que deu nome ao bairro e consequent...

''Botafogo, Botafogo, campeão...''

rio botafogo
Apesar do título alusivo ao hino do clube de Futebol, quero falar da figura histórica controversa que deu nome ao bairro e consequentemente ao time esportivo. João Pereira de Sousa, o Botafogo, foi um grande artilheiro do galeão São João Batista. O navio bélico foi o maior de seu tempo, recebendo, portanto, o apelido de "Botafogo".

rio botafogo
O galeão português São João Batista, apelidado de Botafogo no séc. XVI. F. Hogenberg
Washington Luís, em sua obra Capitania de São Vicente, resolveu escrever para descendentes de Botafogo no Rio, no intento de saber se João Pereira de Sousa foi o mesmo Capitão-mor homônimo e judeu que governou a Capitania em fins do século XVI e início do século XVII.

O interessante é que, analisando a árvore genealógica de Washington Luís, percebemos que ele descendia de Botafogo, mas talvez não soubesse. Segundo Pedro Dória, trata-se da mesma pessoa. Botafogo era judeu e veio fugido de Portugal por perseguições políticas e dividas.

Era meu décimo-segundo avô, daí meu interesse na figura e em sua segunda esposa Maria da Luz Escorcia Drummond, também judia, por uma via, e descendente de escoceses, por outra via. Descendo da já carioca Úrsula Pereira, filha caçula do casal. Botafogo tinha ancestrais comuns com sua esposa, porque também descendia de escoceses.

rio botafogo
Enseada de Botafogo, Rio, c.1886Marc Ferrez
O bairro de Botafogo corresponde, a partir de 1590, à sesmaria concedida a Botafogo, que se iniciava em área próxima à Urca e se dirigia até as imediações da rua Paysandu, no Flamengo. Talvez por medo da invasão dos franceses, no século XVIII, sua descendência já se encontrava quase completamente instalada nas freguesias rurais de Irajá e Inhaúma, dando origem a vários ramos entrelaçados com cristãos-novos, como os que se originavam do advogado judeu Jorge Fernandes da Fonseca, também meu décimo-segundo avô.

rio botafogo
Praia de Botafogo, c.1889Marc Ferrez
As terras na atual praia de Botafogo foram recebidas do sesmeiro Francisco Velho, que foi meu décimo quarto avô e refém dos Tamoios. Francisco Velho ergueu a primeira igreja de São Sebastião na Urca, posteriormente transferida para o Morro do Castelo. Botafogo conseguiu as sesmarias rurais de Irajá e Inhaúma, aprisionando tamoios em Cabo Frio, quando houve a rendição total dos nativos. Até o século XVIII, Irajá e Inhaúma formavam uma única sesmaria rural. Botafogo chegou pobre, processado e endividado, ao Brasil. Teve filhos perseguidos por serem judeus em Portugal. Desposou Maria da Luz em São Vicente e migrou para o Rio, onde lutou ao lado de Estácio de Sá.

Botafogo (João Pereira de Sousa), que morreu em torno dos 80 anos, serviu como testemunha no processo de beatificação de Padre Anchieta, não tendo prestado grandes informações a respeito.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Anônimo1/5/24 08:22

    Texto com informações históricas interessantes. Parabéns, Laura. Francisco Gil Messias.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Parabéns!

    ResponderExcluir

leia também