A transição do analógico para o digital, no âmbito da produção cultural, não foi apenas técnica; foi também na forma como se percebe, c...

O semeador bendito

ambiente leitura carlos romero portal blog literatura
A transição do analógico para o digital, no âmbito da produção cultural, não foi apenas técnica; foi também na forma como se percebe, consome e contribui para a cultura.

Para quem viveu antes da revolução digital, não foi tão simples atravessar essa fronteira.

Germano Romero que, entre seus múltiplos talentos, possui o de exímio escritor e articulista, poderia ter criado um espaço eletrônico somente para si, nele promovendo as preciosas invenções do seu intelecto. Em vez disso, preferiu criar um ambiente coletivo, para abrigar também as colaborações de outros tantos autores, num visionário gesto de grandeza.

ambiente leitura carlos romero portal blog literatura
Germano Romero ALCR
Combinando suas formações, ele arquitetou e compôs um ambiente funcional e harmônico, para hospedar as mais variadas vozes literárias, estabelecendo, assim, uma oportunidade vital para a continuidade de contribuições que talvez cessassem devido à falta de apoio e de incentivo.

A sua visão arrojada, além de desempenhar um papel crucial no suporte à produção e difusão da literatura na Paraíba, num momento determinante, tornou-se imprescindível para quem aprecia a inteligência e a beleza.

ambiente leitura carlos romero portal blog literatura
Ao criar o Ambiente de Leitura Carlos Romero, ele se transformou no curador digital de múltiplas expressões intelectuais, atuando como um elo entre as tradições literárias e a vanguarda, numa iniciativa que não consistiu apenas numa mudança de formato, mas, principalmente, numa adaptação sensível e habilidosa a uma admirável nova era digital, onde a acessibilidade e a instantaneidade são imperativos.

Germano não apenas preserva, mas também impulsiona a cultura, disponibilizando uma rica teia eletrônica de pensamentos e de ideias. Ao oferecer um refúgio seguro para escritores de diversas gerações, ele expandiu o alcance das contribuições dos autores que abriga, antes confinadas às páginas impressas dos antigos jornais ou aos arquivos de notebooks, e que agora se estendem para além das fronteiras físicas e das gavetas eletrônicas, alcançando públicos globais instantaneamente. Ao orquestrar esse movimento, demonstrou não apenas iniciativa e visão, mas uma compreensão profunda da dinâmica cultural na era digital.

Germano, ao criar e manter seu portal de divulgação do pensamento e da sensibilidade, não só honrou o legado do seu pai, o erudito escritor Carlos Romero, como também preparou todo um novo campo, arando num terreno digital, e abrindo sulcos e nichos para abrigar as contribuições periódicas de diversos escritores, que testemunham neles germinar as sementes do seu engenho e arte.

ambiente leitura carlos romero portal blog literatura
Carlos Romero e Davi Lucena ALCR
Parafraseando Castro Alves e Fernando Pessoa, se bendito é o que semeia livros, livros à mão cheia, ainda mais bendito é Germano Romero, por cultivar um jardim eletrônico à beira-mar plantado para todos os que dele desejarem usufruir, em algum ponto das extensas praias da internet.

* Publicado originalmente
no jornal A União

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. 👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️🧵✂️🪡

    ResponderExcluir
  2. uma família nobre amo todos

    ResponderExcluir

leia também