Nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, com o Sol em Sagitário, acontece o solstício de inverno, aqui no hemisfério norte, onde me encon...

Um lugar ao sol

coimbra solsticio verao
Nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro, com o Sol em Sagitário, acontece o solstício de inverno, aqui no hemisfério norte, onde me encontro, em Coimbra. É o dia mais curto do ano, no sentido de que haverá mais escuridão do que claridade.

coimbra solsticio verao
M. Marques Jr
O inverno vem forte, o frio vai se instalando, com temperaturas a cada dia mais baixas. Com muita raridade, ainda se nota um resquício do outono, com algumas árvores mostrando uma variedade de tons nas suas folhas, dando um colorido especial à natureza.

Paralelamente, vê-se o contraste flagrante entre as árvores, ditas mortas, que já perderam as suas folhas e se fecharam para preservar a sua seiva durante o inverno, às vezes até com um certo aspecto fantasmagórico por seus galhos tortuosos, ressequidos, de aspecto aflitivo e angustiante, e aquelas que preservam a sua folhagem, mostrando o esplendor de seu verde, em meio ao frio enregelante.

Entre as primeiras se encontram, por exemplo, os plátanos, cuja belíssima folha dá vida à bandeira do Canadá. Formando o grupo das segundas, estão as que são chamadas, apropriadamente, de sempervirentes, as que se mantêm sempre verdes. São os carvalhos, ciprestes, pinheiros e os magníficos cedros dos Himalaias, se expandindo em artística simetria, cujos galhos se apresentam viçosos, como se fossem braços sempre abertos.

coimbra solsticio verao
coimbra solsticio verao
coimbra solsticio verao
M. Marques Jr

Para mim, acostumado ao sol sempre presente de nossa amada Paraíba, onde, neste mesmo instante, ocorre o solstício de verão, por nos situarmos no hemisfério sul, a expressão "conquistar um lugar ao sol", sempre me pareceu, mesmo no sentido metafórico, algo sem sentido.

coimbra solsticio verao
M. Marques Jr
Aqui, no inverno de Coimbra, cujos dias se alternam entre os chuvosos e sombrios, e aqueles em que o sol resolve dar a sua graça, ainda que sem a força de nosso sol diário, mesmo quando se trata de nosso de inverno, buscar um lugar ao sol faz todo o sentido. É um modo de aquecer o corpo. O espírito, este já se encontra aquecido, seja com a cultura que a cidade inspira, a cada canto que se vá, seja com a calma, a harmonia, a paz e o acolhimento do ambiente, em que me encontro, e que serve de ilustração para este escrito, no Seminário Maior da Sagrada Família.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Belo texto, Milton..aproveito para.desejar a vc e a Alcione um Natal com muita paz, continue acompanhando as mudanças das estações e escreva textos para os que ficaram.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Neide!

    ResponderExcluir

leia também