Há três tipos de nomes para os dias da semana: os da astronomia ou planetários, os da mitologia nórdica e os numerados, reminiscência d...

Origem dos nomes dos dias da semana

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Há três tipos de nomes para os dias da semana: os da astronomia ou planetários, os da mitologia nórdica e os numerados, reminiscência da tradição cristã de numerar os dias a partir do sábado.

Na nomenclatura planetária, partia-se dos planetas conhecidos da época, por ordem decrescente da distância da Terra: Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Se terminarmos a contagem pela Lua e pusermos o Sol no centro, teremos a seguinte ordem astrológica:
Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua. O número quatro é considerado um dos mais cabalísticos. Quatro são as fases da Lua, quatro são os elementos (fogo, terra, ar e água), quatro são as letras do nome do primeiro homem (Adão), quatro é o número de letras do tetragrama de Deus: IHWH, de Iahweh; quatro são as proposições aristotélicas (duas afirmativas, A, I) e duas negativas (E, O) etc. Todo o sistema de pensamento jungiano, por exemplo, se fundamenta na importância fundamental do número quatro, já que a quaternidade representa para ele o fundamento arquetípico da psique humana. Assim, se contarmos até quatro seguindo a ordem astrológica acima a partir de Saturno, chegaremos a Sol (primeiro dia da semana); a partir de Sol, contando até quatro, chegaremos a Lua (lunes, lunedi, lundi), o segundo dia; contando até quatro, a partir de Lua, chegaremos a Marte (martes, martedi, mardi), etc. Assim, de quatro em quatro, temos:

Saturno, Júpiter, Marte, Sol = Primeiro dia (dia do Sol)
Sol, Vênus, Mercúrio, Lua = Segundo dia (dia da Lua)
Lua, Saturno, Júpiter, Marte = Terceiro dia (dia de Marte)
Marte, Sol, Vênus, Mercúrio = Quarto dia (dia de Mercúrio) etc.
Assim, quarta-feira é dia de Mercúrio (miercoles, mercoledi, mercredi); quinta-feira é dia de Júpiter (jueves, giovedi, jeudi); sexta-feira é o dia de Vênus (viernes, venerdi, vendredi). Sábado é o dia de Saturno (Saturday, em inglês). Sábado se origina do hebraico Shabbath, que significa
Thor, o deus do trovão e relâmpagos na mitologia nórdica
“repouso” e seria o sétimo dia da semana ou o dia de descanso para os judeus. Em inglês, o dia de Júpiter é o de Thor, filho de Odin, na mitologia escandinava, ou o deus do trovão. Assim, em inglês, Thursday é o dia de Thor; e, em alemão, é Donnerstag, pois Donner, em alemão, significa trovão. A terça-feira é dedicada a Tyw, o deus maneta da força e da guerra, na mitologia nórdica, equivalente a Marte. Assim, Tuesday é o dia de Tyw. A sexta-feira em inglês é dia da deusa Freya, esposa de Odin, deusa da juventude, do amor e da morte, na mitologia nórdica, equivalente a Vênus, donde o nome “Friday” em inglês e “Freitag”, em alemão. A quarta-feira, em inglês, é dedicada a Odin ou Wedin ou Wotan, na mitologia escandinava, equivalente a Zeus, donde o nome “Wednesday”.

Foi a partir dos dias em que durava cada fase da Lua que se estabeleceu a semana hebdomadária, isto é, com sete dias, o que foi legalizado pelo Concílio de Niceia, em 325. A contagem numérica dos dias da semana começou pela tradição cristã antiquíssima de numerar os dias a partir do sábado. O domingo seria a “prima sabbati”, isto é, o primeiro dia depois do sábado; o dia seguinte seria “secunda sabbati”, etc. O domingo era o dia do Senhor (em latim: Dominus). O primeiro a chamar “dia do Senhor” ou “Domingo” a um dia da semana foi São Justino, fundador da primeira escola cristã em Roma, onde foi martirizado no ano 165. Foi o Papa São Silvestre que determinou que não se desse número ao domingo.

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S. Justino ▪ Fonte: Wikimedia Commons, Domínio Público, S.XIX
Nem toda semana foi hebdomadária. O calendário da Revolução Francesa dava ao mês a duração de 30 dias divididos em três semanas de dez dias, em que os domingos foram abolidos por sua característica religiosa. Os dias da semana eram assim chamados: primidi, duodi, tridi, quartidi, quitidi, sextidi, septidi, ocitidi, nonidi e decadi.

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Feira de Les HallesN. Lepicié, S.XVIII
O equivalente a “feira”, mercado, em latim, era a palavra nundinae (o feirante era o nundinator). O nome atual feira é alteração de feriae (nome feminino plural que designava férias, descansos, donde a palavra feriado). Domingo era dia de descanso, “feira”. Os agricultores se reuniam aos domingos depois da missa no adro das igrejas para venderem seus produtos. Feira, descanso, passou a significar comércio. A segunda-feira seria o segundo dia de feira. A expressão “freguês”, cliente comercial, vem do latim “filius ecclesiae”, isto é, filho da Igreja. Até hoje se usa a palavra “freguesia” para designar uma paróquia.

Para os cristãos, sábado e domingo são realmente os dias finais da semana (já que domingo é o sétimo dia, o dia de descanso do Senhor). O problema é que, por causa do nome “segunda-feira”, o falante do português acha que, por isso, domingo seria o primeiro dia da semana, quando, na verdade, é o último. Para os judeus, sábado é o último dia da semana.

Essa, pois, é a origem dos nomes dos dias da semana em português.
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José Augusto Carvalho, mestre em linguística e doutor em língua portuguesa, é autor de vários livros sobre nossa língua, como Problemas e curiosidades da língua portuguesa (Brasília: Thesaurus, 2014), Crônicas linguísticas (São Paulo: Opção, 2015) e Estudos de língua portuguesa (São Paulo: Cajuína, 2019).

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