Ele foi morar por um tempo em Coimbra, onde passará quase um ano. Acompanhou a esposa — A Musa — professora Alcione Albertim, a gra...

Milton e Alcione em Coimbra

universidade coimbra milton marques alcione albertim
Ele foi morar por um tempo em Coimbra, onde passará quase um ano. Acompanhou a esposa — A Musa — professora Alcione Albertim, a grande companheira do também professor Milton Marques Júnior, cujo currículo se enriquecerá com pós-doutorado em literatura clássica na Universidade de Coimbra.

universidade coimbra milton marques alcione albertim
Milton Marques Júnior
Acervo pessoal
Milton é clássico, absoluto, bem-educado, sobretudo digno. Tem bagagem genuinamente meritória, rica de pesquisas, estudos e boas inspirações. Sua contribuição às Letras, à História, à Cultura é definitivamente singular. Cria e recria o mundo da literatura com impressionante abrangência e conhecimentos que vão da Astrologia à Cosmologia, do Pré-histórico ao Contemporâneo, do Materialismo ao Espiritismo, com foco especialmente brilhante em um período de inigualável beleza e sabedoria: O Clássico!

Milton é erudito. Não restrito às convenções, ao tempo, pois avulta o estilo à conduta, de fino trato, de caráter e sentimentos elevados.

Sua intuição é a alavanca preponderante na criação de um trabalho todo estruturado em reflexões profundamente lógicas, dir-se-ia até consolidadas em aspectos científicos, dada a acuidade com que são analisadas. Seu olhar ultrapassa o que está escrito, impresso, dito, ainda que trate de conteúdos produzidos pelos maiores gênios de nossa história.
universidade coimbra milton marques alcione albertim
Milton Marques Júnior
Milton consegue transcender o que poderia estar propositalmente oculto pelo autor, ao revelar sutilezas que escapam até de uma acurada leitura. Fazendo emergir de suas interpretações, ensaios, abordagens, críticas, tudo o que se abstrai ao olhar comum, por vezes desatento, mesmo dos que navegam com intimidade nas águas profundas da literatura universal.

Milton compõe, recompõe, transcreve, repensa, e assim enriquece não apenas o conteúdo das obras abordadas com teses inovadoras, mas a mente de quem se beneficia com seu trabalho. Sejam alunos, leitores, amigos e os que se privilegiam de sua convivência. Sua produção intelectual nos conduz a cenários e portais nunca adentrados, permitindo-nos uma imersão inédita num mundo que se descortina sob o brilho especial de notável percepção. Isto é singularidade!

universidade coimbra milton marques alcione albertim
Milton e Alcione
Acervo pessoal
Falar de suas conquistas curriculares, dos títulos angariados criteriosamente pelos caminhos do reconhecido mérito seria banal, diante do valor que se irradia em direção ao êxtase de quem usufrui a sua obra. É hora de Milton regozijar-se com o fruto de seu talento em mais uma jornada da qual os leitores já se beneficiam, ao degustar as primeiras impressões da adorável Coimbra, tão clássica como ele, já retratada culturalmente nos primeiros e excelentes textos deste tempo.

Que esta jornada muito lhes inspire com a merecida proteção dos bons espíritos. E que da dedicação, do estudo e do permanente aprendizado que lhes norteiam as vidas, eles continuem presenteando os alunos, leitores, amigos e admiradores de sempre.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também