Recebo um presente lindo enviado por Jacques Pena, querido amigo e conterrâneo. É um livro em comemoração aos 20 anos de existência do Caminho da Fé.
Para quem não conhece, este é um caminho idealizado nos moldes do Caminho de Compostela. Interliga várias cidades de Minas Gerais e São Paulo, onde peregrinos têm, como ponto final, a chegada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
Jacques foi peregrino e é uma das pessoas que compartilhou seu depoimento neste livro. Fala de maneira emocionante sobre a experiência vivida, a aventura de caminhar por vários dias, o subir e descer quilômetros pela deslumbrante Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
Ser peregrino, caminhar longas distâncias a pé por estradas de terra, é se despir de inimagináveis couraças, da vaidade, da arrogância e encontrar uma enorme conexão consigo mesmo. É ter lembranças afloradas, e vivenciar um intenso esforço físico que muitos não aguentariam.
Explicar o que é um “caminho” é muito simples, você sai de um ponto e caminha até outro ponto. Mas, nunca imagina o que acontecerá entre estes dois pontos.
O propósito de ser um caminho religioso talvez confunda as pessoas, pois várias encaram como simples aventura, mas, com o caminhar, a mágica da fé vai acontecendo de forma muito sutil e quando você se dá conta, encontra Deus a cada passo, a cada pequeno milagre que vai surgindo. Caminhar é observar, refletir e escutar uma voz que vem de dentro de nós.
Fizemos o Caminho juntos, o Jacques e eu, e depois desta caminhada, mudei o pensamento, as maneiras de viver, passei a enxergar o mundo pela perspectiva do subir e descer morros. Subir é extenuante, mas descer é penoso. Tive todas as unhas dos pés arroxeadas pelo tanto que precisei me firmar no cajado e na ponta dos pés para não escorregar nas descidas.
Ao ter uma mochila nas costas, pesando inicialmente 6 kg e depois diminuindo para uns 4 kg, passei a entender quanta simplicidade e o pouco necessitamos para existir. Despoja-se do desnecessário e agradece por pequenas coisas.
A oportunidade de compartilhar esta extraordinária e inesquecível aventura com o Jacques marcou fortemente minha vida. As emocionantes lembranças e meu carinho continuarão para sempre muito fortes.