Entra década, sai década, entra governo, sai governo, seja municipal, estadual, federal, e nada da implementação de um serviço de Arqui...

Arquitetura Pública

arquitetura servico publico
Entra década, sai década, entra governo, sai governo, seja municipal, estadual, federal, e nada da implementação de um serviço de Arquitetura Pública. Já perdemos a conta de quantas vezes sugerimos, até com documentos protocolados, em reuniões de campanha eleitoral, uma pauta com ideias para o planejamento da Arquitetura, Urbanismo e Gentileza Urbana. Sabem quantas vezes a ideia prosperou? Nenhuma!

arquitetura servico publico
Albijona Fejzullahu
Os gestores governamentais e demais assessores dos poderes executivos ainda não despertaram a consciência para a importância dos serviços de Arquitetura Pública. Há os da Saúde Pública, Defensoria Pública, Odontologia Pública, Psicologia Pública, Fisioterapia pública, e até de Medicina Veterinária Pública, como se implantou em algumas cidades paraibanas, mas nunca se conscientizaram que a feição urbana de todo o desenvolvimento das cidades é moldada pela Arquitetura.

Quantas pessoas têm um terreninho, sonham em construir uma casa, ou reformar a que têm, mas não podem pagar um arquiteto? Um profissional que possa lhes assessorar sobre a correta disposição dos cômodos, tipo de coberta, o conforto ambiental, a orientação dos ventos e da insolação, sugerir algumas cores, canteiros de flores, tratamentos, texturas e formas que possam conferir uma cara simpática às suas fachadas.

arquitetura servico publico
Marcelo Nacinovic
Os bairros carentes, mormente sem infraestrutura e distantes do centros urbanos, não precisam ser necessariamente feios. Ordenar e orientar a população sobre como devem construir são atitudes que promovem resultados benéficos e gratificantes para toda a cidade. Basta ver as casas que ficam às margens da rodovia que vai para a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, ou mesmo dar um giro por aqui, em Forte Velho, Cabedelo, na pracinha da igreja... Não sabemos se ainda é assim, mas quando estivemos lá, da última vez, há alguns anos, era lindo o cenário urbano da praça central, rodeada de casas com duas águas, porta e janela, cheias de graça, cores, canteiros e flores. Tudo lindo, bem tratado e arrumado. Uma poesia urbana.

arquitetura servico publico
Forte Velho, Santa Rita, PB (imagem inferior) CC0/Kikilombo/GSView
Bastava os gestores municipais designarem alguns de seus arquitetos para um setor de atendimento com serviços de Arquitetura Pública. Uma assessoria destinada a qualquer pessoa que pretendesse construir, reformar, ampliar os seus imóveis. Definir-se-iam os bairros que seriam contemplados, a faixa de poder aquisitivo, e pronto. A cidade passaria a ganhar outra cara.

Arquitetura é o registro histórico de todas as eras da humanidade. Desde que o homem sentiu necessidade de se abrigar, em cavernas, e passou a definir seus espaços, nasceu a Arquitetura. Assim como quando ele começou a desenhar gravuras rupestres nas paredes de suas cavernas, surgia, idem, a Ambientação. Era a necessidade de conviver com a arte, de humanizar e embelezar os espaços de permanência e convivência.

arquitetura servico publico
Marcelo Nacinovic
Assim, mais uma vez, e sem esperanças perdidas, formulamos novo apelo no sentido de sensibilizar os administradores dos bens públicos para que, pelo menos, se lembrem da importância que tem a Arquitetura para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos espaços urbanos, nos quais nos concentramos para viver com harmonia e qualidade, e claro, a beleza do que é puro, verdadeiro, pois, lembrando Da Vinci, "A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação".

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Respostas
    1. - A Lei Federal 11.888/08 (veja só, de 2008) assegura assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitações de interesse social. Em outras palavras: arquiteto para casa dos mais pobres. Cumprimento você agora, também, pela preocupação justa, urgente e necessária.

      Excluir
    2. Grato, Frutuoso! Obrigado pelo complemento muito pertinente

      Excluir
  2. Boa lição para os gestores públicos .A beleza arquitetônica não tem o luxo como pré-requisito. Pode ser desfrutada pelos pobres também , desde que tenham acesso a um profissional competente . O conforto da ventilação correta, da iluminação apropriada, da boa disposição dos espaços , da beleza de formas e cores não custa mais caro que uma construção cheia de deformidades. É uma questão cultural e política para a qual precisamos acordar .Parabéns,Germano . Ângela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, professora. Sinto-me honrado com seu comentário

      Excluir

leia também