Em um certo domingo das boas lembranças, tradicionalmente o segundo do mês de Agosto, dedicado em homenagem aos pais, perguntei a ele: ...

O ''pai-tudo''

dia dos pais carlos romero amor filial
Em um certo domingo das boas lembranças, tradicionalmente o segundo do mês de Agosto, dedicado em homenagem aos pais, perguntei a ele: "O que o senhor quer ganhar de presente no Dia dos Pais?" E veio a resposta: "Ah, meu filho, você já é o maior presente que Deus me deu. Mas, tenho uma ideia. Se você quer mesmo me fazer uma homenagem, vá a uma loja de presentes, compre um papel bem grande, bem colorido e bonito, peça à moça para embrulhar você por inteiro e mandar me entregar de novo".

Isso já dá a nota de seu eterno bom humor. Aliás, nos seus últimos anos de vida terrena, ele vivia me dizendo que eu havia me transformado em seu pai. Que os papéis tinham se invertido.
dia dos pais carlos romero amor filial
Germano e Carlos Romero ALCR
Diante do meu excessivo carinho e algum suporte no que ele precisava, inclusive até dando-lhe uns puxões de orelhas por suas estripulias, vez por outra trocávamos realmente as funções.

O humor dele é fino e inteligente, tanto à base de observações sobre o dia-a-dia, como no cotidiano de nossas viagens juntos. E junto vai a dose de poesia, fazendo-o capaz de escrever uma bela crônica sobre uma folha seca que viu e apanhou na calçada.

Nas viagens nem se fala. Aliás, alguém já disse “quer conhecer a fundo uma pessoa? Viaje com ela”. A assertiva faz muito sentido, e quem já viajou em grupo, seja com amigos, colegas ou família, sabe muito bem que, ao viver o cotidiano turístico, dia após dia, muitas qualidades afloram das pessoas neste tipo de convivência. Por isso que é muito importante saber com quem você vai viajar por algum tempo. Assim, se tiver a sorte de poder escolher bem, certamente sua viagem já terá metade do sucesso garantido.

Lembro que quando andamos recentemente pelos arredores de Queenstown, a mais bela cidade da Nova Zelândia, perguntei o que ele achava daquelas enormes montanhas chamadas “Remarkables”, que significa “inesquecíveis”, que contornam toda a região desenhando um relevo fenomenal, e reluzem magnificamente a crepúsculos inesquecíveis: E ele respondeu: “São realmente muito bonitas. O medo que faz é que elas acordem, bocejem e comecem a se mexer... O que seria dessa cidade?”

dia dos pais carlos romero amor filial
Carlos Romero (Nova Zelândia) ALCR
Doutra vez, caminhando pelas ruas de Santiago, ia à nossa frente um casal de mãos dadas com um bebê que mal sabia andar. O cronista me cutucou e disse: “olhe só como este garotinho anda, meio trôpego e inseguro. É assim que nós terminamos, exatamente como começamos”...

E aguardando o sinal de trânsito na faixa de pedestres, em Londres, já usando cadeira de rodas, um rapaz empurrando um carrinho de bebê parou ao nosso lado. Ele me olhou cochichando: "Diga-lhe que no futuro eles trocarão de posição como nós".

dia dos pais carlos romero amor filial
Germano e Carlos Romero ALCR
A verdade é que fomos, somos e continuamos inseparáveis e adoráveis amigos, principalmente na sintonia das altas frequências e na enorme gratidão. E amizade de pai é dupla, pois além do carinho de melhor amigo, soma-se o amor incondicional de pai querido, inteligente, íntegro, educado e, principalmente dono de um caráter irreparavelmente honrado. No meu caso, essa amizade é tripla, porquanto, desde quando, há 38 anos, minha amada mãe voltou ao mundo espiritual, ele se tornou pai e mãe aqui na Terra.

Por sorte, logo após alguns anos, foi agraciado com um novo e abençoado amor que aterrissou na nossa família trazendo-lhe de volta o carinho feminino da amável e dedicada boadrasta Alaurinda - a nossa Lau. Portanto, com toda essa felicidade de que Carlos Romero, o amado pai, é merecedor, neste domingo, só nos restará renovar a infinita gratidão à vida pela felicidade de tê-lo como pai, amigo, filho, mãe, irmão - o "Pai Tudo" - e exclamar para ele: Feliz Dia dos Pais!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Ângela Bezerra de Castro13/8/23 12:40

    Perfeito, o texto. A sensação é de que ele está ao nosso lado.

    ResponderExcluir
  2. Sou testemunha que você se tornou o pai do seu pai e com muito amor e dedicação parabéns 👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️✂️🧵🪡

    ResponderExcluir

leia também