Em Jurucé, uma pequena cidade do interior de São Paulo, na década de 1950, vivia uma linda menina que amava os animais e, particularm...

As formigas de Jurucê

uniao amor fraternidade felicidade
Em Jurucé, uma pequena cidade do interior de São Paulo, na década de 1950, vivia uma linda menina que amava os animais e, particularmente, as formigas.

Durante toda a sua infância, ela alimentara as formigas com parte das suas refeições. O que quer que lhe dessem para comer, ela sempre reservava um naco para as suas amiguinhas. Muitas foram as vezes em que foi repreendida por causa de seu excessivo afeto e zelo pelas formigas.

Tragicamente, ao completar 10 anos, foi acometida de câncer, vindo a falecer.

uniao amor fraternidade felicidade
MS
Grande, porém, foi a surpresa dos habitantes da cidade no momento de seu enterro, quando milhares de formigas apareceram, cada uma trazendo uma pétala de rosa. Ao passar por sobre o pequeno esquife, que continha o corpo da garotinha, cada formiga deixava cair a pétala que trazia e, desse modo, em pouco tempo, todo o caixão ficou coberto de pedaços de flores...

Esta história me foi relatada por alguém que presenciou o fato, que comoveu a todos aqueles que o testemunharam.

O amor é um milagre em si mesmo. Ele sempre surpreende porque a tudo supera, inclusive, à nossa limitada compreensão tridimensional do mundo e da vida.

Ele está presente em cada fibra de nosso ser, como uma promessa de plenitude e graça. Em sua pureza e em sua luz estão os traços do Criador, que nos convida a segui-Lo em seu cuidado por todas as criaturas, por tudo o que vive, que pulsa, que vibra ou que respira. Deus, um eterno enamorado de Sua criação, oferece-se em cada partícula, em cada átomo, em cada onda, em doação e carinho a tudo e a todos.

uniao amor fraternidade felicidade
MS
É esse Amor Infinito que constitui profundamente todas as coisas, todos os seres, tudo o que existe. É esse o Amor Divino que cura o nosso coração quando o trespassa e o fere, nos unindo a todos os nossos irmãos, numa comunhão ecológica com tudo o que é natural e sobrenatural. Numa união com o que constitui o visível e o invisível, o tangível e o intangível, o racional e o intuitivo, o interior e o exterior, o superficial e o abissal, o baixo e o alto, o micro e o macro, o verso e o anverso, o animal e o humano, o humano e o Divino…

Será nessa unidade que encontraremos a paz. Na união trazida pelo Amor Maior, como o expresso pelas formigas de Jurucê. Naquele ato de gratidão, aqueles pequenos animais estiveram unos com a vontade de Deus, que é o gozo maior a que podemos aspirar.

O amor é a medida da nossa própria felicidade. Quanto mais cheios de amor, mais realizados, mais felizes somos. O segredo, talvez, seja não estamos tão cheios de nós mesmos, do falso amor, que é posse, ilusão e engano, mas sim plenos de Amor Divino, da força eterna de Deus, de Seu fogo e de Seu Espírito. Esse é o amor que não se perde, que não se extravia, que a tudo respeita, porque está vinculado a Deus e à Sua Divindade.

uniao amor fraternidade felicidade
MS
Por mais sentida que seja a poesia, por mais precisa e correta que seja a prosa, por mais que fale o coração e se esforce a mente, tudo o que podemos dizer sobre o amor é vão, pois o que falamos sobre o inefável é inútil. O que estou eu aqui escrevendo? O que pode ganhar o leitor ao me ler? Nada, possivelmente. Assim, por agora, fique mesmo com a menininha e as formigas de Jurucê...

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. Bela mensagem sobre o amor, meu amigo Emerson, toca fundo em nossos corações e nos instiga a amar um pouco mais. Agradeço a Deus-Amor por você existir e, particularmente, em minha vida.

    ResponderExcluir

leia também