A viagem começou tão linda, entre vinhedos, livros e dólmens que já estou considerando escrever só um tantinhozinho assim bem miúdo, um...

Entre vinhedos, livros e dólmens

vinhedo franca viagem turismo castelos
A viagem começou tão linda, entre vinhedos, livros e dólmens que já estou considerando escrever só um tantinhozinho assim bem miúdo, um relato muito curto, modesto e poético para contar sobre canções medievais, flores no caminho, fotos antigas e casas de pedra abandonadas. Não riam de mim. Escrever é a minha vida.

A natureza oferece pequenos presentes. Gosto de pensar que são mensagens secretas para confortar os humanos. Essa papoula, por exemplo, nasceu entre as pedras de uma muralha medieval em Penne-d’Agenais, na França.
vinhedo franca viagem turismo castelos
S. Zaghetto
O espaço é pequeno, o solo é pobre e o vento inclemente fustiga a sua aparente fragilidade. E ainda assim ela tem a sabedoria instintiva de ser flexível, de desafiar a inclemência e as duras circunstâncias com sua imensa vontade de simplesmente estar no mundo, de ofertar sua graça a quem passa, sem nada esperar em troca.

Em sua breve existência, a florzinha francesa me relembrou a lição da resiliência e da coragem diante do desafio imenso do viver. Ao vê-la, eu me senti feliz por estar viva, compartilhando um instante de felicidade com uma flor que, assim como eu, é uma humilde criatura que em nada difere dos outros e tem uma efêmera passagem pelo mundo.

Penne-d'Agenais é uma fortaleza medieval posicionada pouco acima do rio Lot. Impressionante, com suas muralhas e portões, fortes, prisões e casas dos séculos XIII e XVI. Há restaurantes, cafés, estúdios de artistas e galerias de arte que se estabeleceram nas ruas estreitas e íngremes. A presença dos artistas e as flores que enfeitam as casas de pedra dão um ar romântico à cidade.

vinhedo franca viagem turismo castelos
vinhedo franca viagem turismo castelos
S. Zaghetto

Um passeio em Penne d'Agenais obrigatoriamente inclui o santuário de Notre-Dame de Peyragude, um local de peregrinação a Compostela, erguido sobre os restos do Château du Roy, obra recente, com cúpula brilhante; e as grutas relacionadas a uma história católica local. Da cidade se avista o magnífico panorama das colinas do Pays de Serre com seus famosos pomares de ameixa e o vale do Lot. Simplesmente de tirar o fôlego.

vinhedo franca viagem turismo castelos
vinhedo franca viagem turismo castelos
vinhedo franca viagem turismo castelos
S. Zaghetto

O diretor do Studio Faire — Residencies for Artists, Writers & Musicians, Colin Usher, gentilmente convidou os artistas em residência para conhecerem a antiga aldeia. Não há palavras suficientes para agradecer a gentileza desse gesto.

Nérac, entre um castelo, pontes de pedra e a beleza única da primavera que explode em cores, perfume de tomilho e voos de borboletas. As papoulas vermelhas, margaridas tímidas, dentes de leão, botões de ouro e íris estão nos jardins, nas estradas, nas janelas. São mensagem de renovação. Fazem meu pequeno coração se encher de uma invencível esperança.

vinhedo franca viagem turismo castelos
vinhedo franca viagem turismo castelos
vinhedo franca viagem turismo castelos
S. Zaghetto

Minha residência artística acabou. Passou rápido, como passam todos os belos momentos. Levo comigo essas imagens da chamada França profunda, com seus castelos, vias estreitas, vinícolas, flores silvestres brotando em profusão, rios de águas límpidas e pontes centenárias. As ruínas dos quatro castelos que você vê nas fotos são as de Lastours, um importante pólo de atividade religiosa cátara durante o século treze. O lugar tem uma história rica, que me encanta porque está entrelaçada com a literatura medieval que tanto amo. Mas o que não nos encanta neste cenário de sonhos?



COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também