Vejo Martha Argerich, no YouTube, executando o concerto número um para piano e orquestra, de Tchaikovsky e me lembro do amigo Kaplan (1935-2009) num trecho de minha auto b/i/o grafia:
"1999. Toca o telefone. Kaplan me pergunta - com seu eterno portunhol - se eu poderia revisar o livro de memórias que acabara de escrever. “Pode trazer o texto” – eu disse. “No no no: me gustaría que fizesse la revisión aqui em casa, diciendo-me la razón de cada modificación”. E, coisa bem dele: Zé Américo tinha um livro de memórias de infância, Antes que me Esqueça. Kaplan deu a seu volume o nome de Caso me Esqueça (m) , que tem na contracapa um retrato que fiz dele para ocasião.
Dei expediente, lá, de oito horas diárias, durante duas semanas – quatro pela manhã, saída para almoço, quatro à tarde. Sacrifício? Não: gostei muito do livro e das conversas paralelas. Kaplan tivera grandes experiências, na Argentina e, principalmente, na Europa, onde estudara com ilustres compositores e mestres, buscando uma carreira internacional de concertista. Mas ... no meio do caminho houve uma pedra: Martha Argerich. Foi um momento em que as histórias de meu amigo e a do genial renascentista Andrea del Verrochio (1435-1488) se tocaram.
Tenho um painel, na parede aqui ao meu lado, com oito pequenas telas minhas reproduzindo esculturas que me deslumbram. Uma delas é o retrato de Lorenzo de Medici, Il Magnifico, o grande mecenas de Florença, terracota de Andrea del Verrocchio, o mestre que, ao que conta Giorgio Vasari, quando viu - em seu Batismo de Cristo - o anjo pintado pelo jovem discípulo Leonardo da Vinci, resolveu lasciare per sempre la pittura, dedicando-se exclusivamente à escultura.
Bem. A conterrânea de Kaplan era uma jovem carismática, brilhante, bonita. Chegou a compartilhar um piano com ele, nos incessantes estudos dos dois. Tocou-me profundamente quando ele me disse: “Renuncié a mi carrera como concertista cuando la vi en su primer concierto”.
De fato, em 57, aos 16 anos, ela venceria a Geneva International Music Competition e a Ferruccio Busoni International Competition, com três semanas de intervalo de uma para outra, e se tornaria a celebridade que se mantém até hoje, considerada um dos maiores expoentes de sua geração.
Verrocchio ficara com a escultura. Em 61, Kaplan chegou a Campina Grande. Em 64 assumiu o cargo de professor de piano e matérias teóricas no Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa e, bastante prestigiado, nacionalmente - como maestro e professor - passara a ganhar alguns prêmios brasileiros importantes, ao longo do tempo, como o do I Concurso Brasileiro de Composição de Música Erudita para Piano ou Violão MEC/FUNARTE. Mas ... foi um permanente insatisfeito com o que fazia, e a nossa Cantata pra Alagamar foi um dos resultados disso.