Mineirinho estava ali ajeitando a cerca de seu sitiozinho todo feliz com sua vacaria. Umas qua...

Conversa inútil

cronica literatura paraibana
Mineirinho estava ali ajeitando a cerca de seu sitiozinho todo feliz com sua vacaria. Umas quarenta cabeças, o nelore branquinho como neve e o hereford quase todo marrom, com cabeça branca e mais um pouco de branco esparramado nas patas e na barriga. Não tinha gado piquira, reses só dessas duas procedências e mais dois touros, um de cada raça para aprimorar o plantel.

Vendera uma camionete e um trator Massey Ferguson semi-novo, tirou dinheiro da poupança, tudo para investir no rebanho. Minha vocação é a pecuária, dizia ele todo prosa da vida. Era como se diz, bom de bolso, mas não se afastara das origens. Gostava de pitar cigarrinho de palha que ele mesmo enrolava, calçava botinas e como todo mineiro que se preza tudo ele chamava de trem.

cronica literatura paraibana
Clint Budd
Bem, estava ali na lida, esticando arame na cerca com ajuda do filho, um meninote, bem perto de aparecer os primeiros e discretos fios de bigode acima dos beiços. O menino esticava o arame com ajuda do pé-de-cabra e o pai batia o martelo nos grampos para prender o fio ao mourão.

De tempos em tempos, interrompiam a lida para um gole d’água e uma baforada no fumo forte do cigarrinho que ambos traziam à orelha para acender nos instantes em que a faina dava uma trégua e puxavam uns minutos de sossego. O rapazinho, como já se disse, fumava e usava faca de ponta na cinta com símbolo de sua macheza.

Eis que, não se sabe de onde, surgiu um sujeito da cidade todo cheio das elegâncias e com pose de quem sabia das coisas. Foi tratando de puxar conversa.


O intruso estranhou um pouco as respostas, mas resolveu, mesmo assim, esticar a prosa.


O homem, já meio sem paciência quis ver até onde ia o cavaco do mineirinho e deixou patente sua indignação.


Nessa altura da conversa, o mineirinho tirou o cigarro da orelha, ajeitou o bagulho no canto da boca e pediu ajuda do filho.


Deu uma baforada e cuspiu meio de lado, encarou o sujeito e esclareceu.


COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também