A existência humana, geralmente, é constituída de tragédias que geram a perda da sensibilidade, da intuição e do desaparecimento dos re...

Educação estética e sua dignidade social

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A existência humana, geralmente, é constituída de tragédias que geram a perda da sensibilidade, da intuição e do desaparecimento dos referenciais quanto à dignidade. Diante disso, um dos desafios é priorizar a beleza de viver a partir da reconstrução dos afetos e conciliá-los às expressões de liberdade ao próprio pertencimento, a fim de tornar o comportamento humano uma manifestação estética, isto é, uma beleza moral.

Johann Christoph Friedrich von Schiller (1759 – 1805) foi poeta, filósofo, médico e historiador alemão, afirmava que através da “educação estética” a natureza humana é capaz de viver a liberdade, desde que a sua
L. Simanowiz, 1794
disposição de ânimo estivesse em condições dignas. No seu livro A Educação Estética do Homem (1795), apresenta o contraste entre a forma de viver atual e a dos cidadãos gregos antes de Cristo.

Para Schiller, a modernidade se apresentava dominada por um racionalismo estéril, que convertia as relações sociais em uma mera tensão de forças materialistas e utilitaristas, que pendiam entre “perversão e grosseria, entre desnaturado e meramente natural, entre superstição e descrença moral.” (2014, p. 35). E considerava que a antiga arte grega unia todas as virtudes da sabedoria. Também afirmava que os gregos - daquele período clássico - ensinam a harmonizar a realização humana à cultura com a beleza do Universo. Para essa finalidade, eles usavam a arte, de forma mais intensa a poesia, com a intenção de construir as virtudes éticas ao bem-estar social. Isso era possível através das intuições que dão acesso à ordem do Cosmos que existe na constituição da natureza humana.

Friedrich von Schiller, no livro citado acima, apresenta a intuição estética com a finalidade de unir razão e sensibilidade, a qual - a natureza humana - é consciente de sua liberdade e a executa convenientemente de modo livre;
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também, deve estimular o uso do impulso lúdico. Isso permite o equilíbrio entre os usos racionais e emocionais dos atos morais, possibilitando uma existência livre e consciente.

Diante disso, o cidadão que busca conhecer-se, deve, segundo Schiller, abstrair da própria experiência para chegar à dualidade originária (razão e sensibilidade), que lhe indica que tudo que foi intuído deve ser uma ideia expressada num símbolo, para, desse modo, reconhecer na obra de arte a representação da ideia de irmandade da humanidade. Essa intuição acontece quando o cidadão alcança o estado estético, nele, desenvolve de forma livre e harmoniosa a unidade entre razão e sensibilidade.

Essa é uma das teses em que todos se encontram consigo mesmo e, portanto, o objetivo proposto por Schiller nas suas Cartas Estéticas. Ele apresenta esse processo na sua Segunda, afirma que: “A arte é filha da liberdade” (op. cit., p. 21). Outra frase, nessa segunda carta, Schiller (Ibid., 22) afirma que: “É pela beleza que se vai à liberdade”. Um princípio determinante para entender a intuição é a sua definição de como a Natureza procede, pois somente por meio de uma representação da realidade é que ele pôde intuir como a Natureza procede.

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Heinrich Reinhold, 1822
Ele apresenta na sua Terceira Carta, afirma que: “A Natureza não trata melhor o homem que suas demais obras: age em seu lugar onde ele ainda não pode agir por si mesmo como inteligência livre. O que o faz homem, porém, é justamente não se bastar com o que dele a natureza fez, mas ser capaz de refazer regressivamente com razão os passos que ela antecipou nele, de transformar a obra da privação em obra de sua livre escolha e de elevar a necessidade física à necessidade moral.” (SCHILLER, Ibid., p. 23). Esse acesso é dado pela intuição estética, através do impulso lúdico no momento em que simultaneamente razão e sensibilidade constroem a dignidade social.

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Heinrich Reinhold, 1822
Ao considerar a educação estética para formação do cidadão, em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, a Escola Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, no bairro Varadouro, recentemente inaugurada, apresenta a estrutura de educação e ensino técnico. Essa escola oferece estes cursos técnicos: Design Gráfico; Produção de Áudio e Vídeo; Artesanato e Teatro. A unidade conta com laboratórios de ciências, informática, robótica, maker, xadrez, auditório com caixa cênica. Também, salas de aulas: de dança; teatro; pilates; maquiagem; figurino; música; circo; audiovisual; mídias digitais; laboratório de Artes; biblioteca; instrumentoteca e laboratório de fotografia.

Escola Integral Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa, instalada no prédio onde funcionou a Central de Polícia do Estado, no Varadouro ▪ João Pessoa-PB
No mesmo local, está o Centro Educacional de Inovação e Tecnologia (INOTECH), com a disponibilidade de curso técnico em informática integrado ao ensino médio, onde os discentes, além do conteúdo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, recebem formação profissional técnica para atuar em empresas da área de Tecnologia da Informação e em setores de TI de empresas de naturezas diversas, sejam elas públicas ou privadas.

Cícero Lucena (prefeito de JP), João Azevedo (governador da PB) e Cláudio Furtado (Secretário da Educação, Ciência e Tecnologia da PB), em laboratário de pesquisas instalado no INOTECH
As duas escolas citadas acima priorizam a inovação e o empreendedorismo, a fim de oferecer aos jovens as oportunidades de construírem a dignidade humana, bem como o bem-estar social. O professor e físico Dr. Cláudio Furtado, que é secretário da Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba, destacou que a Paraíba é pioneira com a entrega da primeira Escola Técnica de Arte, Tecnologia e Economia Criativa do país. Ele afirmou que: “Essa escola representa a inclusão, porque os filhos do povo poderão fazer um curso técnico, dando condições de empregabilidade, aglutinando a classe artística e tecnológica, transformando um ambiente que antes era de dor, em um espaço de transformação social e de alegria”.

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