Às vezes, nos perguntam:
⏤ É difícil? Rolam umas mordidas? Vocês não têm medo?
A nossa resposta é quase sempre a mesma:
⏤ Temos medo sim, mas com técnicas conseguimos nos proteger.
E se ao invés do maior for o menor cão do mundo?
Para ambos, há a mesma regra dentro da Lobato's: "ame o que faz e o resultado é equivalente".
O Yorkshire, ou simplesmente York, é, antes de tudo, um cão fofo e apaixonante. Mas o que há além na mentezinha desses cães minúsculos que tanto surpreende pelo comportamento imperioso?
Bem, é sempre bom lembrar que o Yorkshire pertence ao grupo familiar "terrier". Ou seja, estejam preparados para encontrar neles um temperamento forte, cheio de atitude e mega determinação.
Os terriers surgiram na Grã-Bretanha com o objetivo de caçar animais que poderiam ser uma praga nas fazendas da região, como raposas, coelhos, texugos e ratos.
As raças terriers, antes de serem divididas em um grupo específico, eram chamadas de terrarri, que, em latim, significa “da terra”. Isso porque esses cães frequentemente eram vistos cavando e trabalhando no meio da terra — alguns dizem que o termo terrier também poderia ter surgido da expressão “terror”, devido à grande capacidade desses cães de afugentar os animais que perseguem.
Por isso, não se assuste caso veja um York, às vezes, agindo como se fosse um Rottweiler. É que eles acham que são maiores do que são na realidade.
Minha vizinha tem uma Yorkshire recém-chegada à sua casa. Lili é seu nome. Uma menina tranquila, que late pouco e que carrega um temperamento obediente.
Fui chamado para ajudar a diminuir as mordiscadas que ela gosta de dar nos pés das visitas. Lili é insistente nesse ponto. Sua teimosia faz jus aos terriers.
Foi uma conversa boa que tive com minha vizinha. Isso é interessante porque pratico e acredito na boa convivência entre a vizinhança. Sou do tipo que prefere comprar do amigo, do vizinho, do próximo...
A Lei do retorno é óbvia.