À enorme deferência com que foi recebido por todos, responderia com aquele distanciamento, a princípio, tímido e quase confuso, mas que tão logo se transformaria em mal disfarçado aborrecimento assim que pôde dar os primeiros andamentos à obra.
Essa aparente falta de trato, de origem, quem sabe num distúrbio qualquer, evoluiria em restrições, mais tarde – à medida que fez de sua casa o próprio escritório, e também almoxarifado de peças pequenas (onde desobrigados da obra não poriam os pés) –, para um sistema de relações com semelhantes, que, mesmo ali, tão próximos – e alvos primícios da suposta benfeitoria –, acabou ficando estabelecido que fosse de ordem tão indisponível quanto seria – para qualquer de todos – tentar exercer algum tipo de influência sobre a órbita regente do planeta que nos hospeda.
Picasso
Livrou-o, também, de domingueiras galinhas na cabidela, de bejus e doces de sangue suíno tratados na pimenta, de borbulhantes caldeirões onde acessórios – também suínos – disputavam espaço ao feijão e ao milho numa delícia de ingredientes que se corrompiam entre si.
Picasso
Pois para tais, e tantas, seria confiscado.
Não que tivesse alguma coisa contra pratos saborosos, mas porque ali tinha chegado com um objetivo apenas: entregar num tempo que representava desafio considerável aquela obra que haveria de ser moderna e, a depender dele, perfeita. O governador a exigira, em tempo exíguo para cumprir promessa de campanha, e é disso que se aproveita a construtora para fechar um bom negócio. É também assim que lhe cai sobre os ombros a responsabilidade de tocar uma obra decisiva para o futuro da empresa, e Eleutério sabe que mais que o futuro dela, é o próprio que está em jogo.
Picasso
Portanto tinha chegado com um objetivo apenas, e esse o predispunha contra tudo que não fosse – naquele amontoado de casas, algumas inverossímeis, construídas em aflição topográfica sobre um abalroado de ruas que, à primeira vista não formava sentido inteligível (a não ser em dias de aguaceiro, quando ficava claro que o roteiro das águas se tinha feito respeitar, e era responsável pelo traçado serpeado das ruas), exceto três ou quatro delas, interligadas, a fornecer um traçado rascante e aparentemente propositado, como se brotado de uma reforma urbana posterior, sem, contudo passar de mera versão presente, agora desenvolvida, da primitiva junção de clareiras e arruados que deu origem ao povoado. Como acontece com um broto de árvore cuja raiz haverá de sustentar um tronco, o desígnio natural se confirmou, para conforto e despacho de viajantes que através dele, e sem maiores embaraços, podiam sair daquela cidade uma vez tendo entrado nela – a sua obra, ou com ela não tivesse relação de causa e efeito, um destino íntimo, traçado numa prancheta e com data certa para se cumprir.
Meticuloso, virginiano, obcecado por detalhes, o engenheiro Eleutério Gomides (talvez de um modo parecido com seus colegas arquitetos, que sempre se julgam construtores de cidades, e nunca o contrário) não perceberia jamais naqueles anos que seriam por ele lembrados como de muita chuva e não menos esforço que havia, embora mínima, uma cidade onde o mais simples de seus habitantes preencheria qualquer um daqueles seus exigentes pré-requisitos.