Imagens soltas como relâmpagos pela cidade salpicam tempos diversos. O caminhar traz à tona ambientes históricos e também lampejos do d...

Retratos antigos

centro historico joao pessoa nostalgia
Imagens soltas como relâmpagos pela cidade salpicam tempos diversos. O caminhar traz à tona ambientes históricos e também lampejos do despretensioso cotidiano de décadas ou fotografias antigas. A cidade capital de Nossa Senhora das Neves se reapresenta em muitos retratos. Fachadas, prédios, recantos, praças, monumentos, festas, até pessoas revisitam a mente. Todos são passageiros dos tempos.

Antônio David Diniz
Ao embrenhar-me pela antiga Rua Direita chego à atual Duque de Caxias. Casario de fachadas históricas e a imagem da Igreja da Misericórdia. Por ali onde já existiram a Santa Casa da Misericórdia e até um cemitério. O caminho que vinha agora é visto como de ida ao Complexo de São Francisco.

Peace
Tantas outras igrejas na vizinhança. Como o Mosteiro de São Bento, local onde se renderam os últimos revoltosos de 1817, chamada de Revolução Pernambucana, mas que levou à luta pela liberdade até a pequena Paraíba. Ou lá embaixo do Centro Histórico, a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, erguida sobre as ruínas de um templo menor, de frente para o berço da cidade, o Rio Sanhauá.

Juliana Santos
E lá se vai o trem que já transportou muito mais em outras eras, mas ainda guarda um charme mesclado com ar de modernidade. Em vários recantos ainda estão nos retratos os modelos dos carros de praça na Antenor Navarro, no Ponto de Cem Réis e alhures. E sobre o asfalto túmulo estão sepultados os trilhos do antigo bonde, que reapareceram em mais de uma ocasião nas últimas décadas, aproveitando o desgaste provocado pelas modernas máquinas e pela falta de uma nova camada. Duas linhas de ferro a serpentear ruas antigas.

Herbert Albuquerque
E as fachadas seguem o desfile. Uma lástima muitos pessoenses absortos ignorarem o contraste dos prédios antigos em dias de céus azuis de verão. Preservados, a Academia do Comércio Epitácio Pessoa, a Sociedade de Medicina e Cirurgia, o casario multicolor da Praça Antenor Navarro. E há beleza mesmo no abandono arquitetônico quando uma árvore força passagem pelos tijolos de uma janela ou porta esquecidas.

Peace
Já a Lagoa parece estar em uma de suas melhores versões. Virou parque de fato, foi reencontrada pelos pessoenses após sua reforma e continua rememorando quase um século de belezas com os voos das garças, o amostramento dos ipês em espetáculos amarelos de rápida exibição.

PMJP
São tantos detalhes... Dos postes em ferro diante do Palácio da Redenção; da cúpula metálica do velho observatório astronômico da Rua 13 de Maio; das paredes do Liceu Paraibano; da solitária mansão com ares de filme de terror da Avenida João Machado.

A cidade respira pela sua história, pela sua atualidade.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também