Bravíssimo, Maestro Daniel Barenboim! Feliz aniversário! Se há uma geopolítica musical, Barenboim, que hoje completa 80 anos, é um...

Parabéns, Daniel Barenboim

musica classica erudita piano israel palestina
Bravíssimo, Maestro Daniel Barenboim! Feliz aniversário!

Se há uma geopolítica musical, Barenboim, que hoje completa 80 anos, é um dos grandes responsáveis por uma certa détente artístico-cultural na política internacional.


Em 2001, por exemplo, ele regeu, no Festival de Ópera de Israel, "Tristão e Isolda", de Wagner. Em 2002, conduziu a West Eastern Divan Orchestra em Ramallah, na Cisjordânia, quando a capital de fato da Palestina encontrava-se então marcada por fortes combates. Em 1998, com a Filarmônica de Berlim no mítico Waldbühne, abaixou a batuta e cruzou os braços para, num ato democrático inédito, permitir que a orquestra seguisse sozinha numa espetacular interpretação do Bolero de Ravel. Seguiu-se um estupenda ovação.


Vi-o duas vezes: Há cerca de trinta anos, em Berlim, com a Staatsoper. E em agosto, com a West Eastern Divan Orchestra na Filarmônica de Colônia. Nas duas ocasiões, o maestro me ensinou que, numa performance musical, tudo, absolutamente tudo, é diálogo.


Poucas semanas depois daquele concerto de Colônia, ele surpreenderia o mundo com um anúncio oficial de que estava dando uma pausa em sua carreira, em razão de um diagnóstico de uma “condição neurológica grave”.

Muito obrigado por tudo até aqui, Maestro! Vida longa e musical!

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE

leia também