Aurora de largas nuvens, orvalho de poesia e sonho. Segue o vento ao sabor do tempo, feito o majestoso rio que corre à procura do ...

O merecido tempo de Ângela

Aurora de largas nuvens, orvalho de poesia e sonho. Segue o vento ao sabor do tempo, feito o majestoso rio que corre à procura do mar. O tempo de Ângela Bezerra de Castro, permanentemente, nos ensina e nos convida a horizontes de esperança e sinceridade, de reflexão e conhecimento, de afeto e grandeza.

E foi bem assim e muito mais além da noite, o que se assistiria nos salões da Sonho Doce, tendo o céu e as estrelas por testemunha, a assinalar misto de magia e felicidade. Encontro de amigos e queridos para celebrar uma vida plena, cheia de graça e bem vivida.


O aconchego do ambiente se viu pequeno para abraçar inúmeros e valiosos clamores, entre infinitos fios de cores e sabores. Mas a noite se encarregara de acomodar o olhar e o coração com o necessário desvelo de cada estima.

Enquanto eram servidas delícias da casa, bem acompanhadas e cheias de carinho e atenção, entre fartas dozes de champanhe, Whisky e vinho, a trilha escolhida haveria de ceder lugar à canção de Frank Sinatra, “My Way”,
Abelardo Jurema Filho, Frutuoso Chaves e Sandra Moura
na voz do vocalista do Molho Inglês Abelardo Jurema Filho, em especial homenagem à meiga anfitriã.

Do mesmo modo, o lançamento da coletânea “Ao sabor do diálogo” haveria de compor e reger tão especialíssimo cardápio. Mereceria perfeita e preenchida escrita de Francisco Sales Gaudêncio, em prelúdio de primorosa seleta, completada e nomeada com as contas do seu rosário: “ Ângela, cantada, admirada e reconhecida, lida e vista por vários olhares, de muita competência. Mulher simples, na forma de vida que escolheu viver e múltipla em tudo que faz”.

Dedicada a queridos que agora convivem com rios e caminhos ternos e eternos do tempo, a exemplo de Luiz Augusto Crispim, Odilon Ribeiro Coutinho, Joacil de Brito Pereira, Juarez Farias, Walter Galvão, Martinho Moreira Franco e João Manuel de Carvalho, a obra exibe e proclama textos selecionados de tantos outros nomes que espelham, entre os escritos do cronista Gonzaga Rodrigues, a sua voz maior.

Esplêndido desenho da capa vem impresso com a assinatura de um dos maiores nomes do nosso mais expressivo exercício cultural. O toque primordial do artista Flávio Tavares lustra e ilustra o livro com as mágicas cores dos seus incontidos e dadivosos pincéis.

Fantástica e generosa imagem a contar com precioso e preciso apontamento de outro grande artista da nossa paisagem humana: o fotógrafo Antônio David Diniz. São dele outros incríveis registros e crônicas que sublinham e iluminam incansável lente cotidiana.

José Leão Carneiro da Cunha Neto, e Ramalho Leite condecorando Ângela com a Comenda Oscar de Castro
Por sua cativada hora, por seu autêntico pensar, a fala de Dom Ramalho Leite, em nome dos seus pares, ressignificou intensa e imensa caminhada da educadora e acadêmica, nascida em Bananeiras e, mais tarde, reconhecida como uma das grandes vozes que cultivam e florescem nossa aclamada literatura.

“O que disseram seus críticos ou seus admiradores ganha o selo da perpetuidade com essa publicação, que não reflete a vaidade da homenageada, mas a história de uma mulher respeitada e admirada por seus conterrâneos”. Foi o que nos revelaria, com alegria e afetuosas palavras, o presidente da Academia Paraibana de Letras.

Se, antes, ela já fora a primeira mulher a conduzir os destinos da Casa de Coriolano de Medeiros, também, seria, naquela noite, a primeira a receber tamanha honraria: a Medalha Oscar de Castro. Por mérito do seu franco e extraordinário caminhar.

A partir de então, e por toda noite, passaria a carregá-la com enorme esmero em volta do pescoço. Para orgulho de sua fiel escudeira Tânia Enedino e de todos nós que privamos dessa admirável e sublime convivência.

ALCR
Vindo especialmente de Natal, onde reside já algum tempo, no estado vizinho do Rio Grande do Norte, o contista Aldo Lopes se juntaria ao poeta Sérgio de Castro Pinto e aos demais conterrâneos paraibanos, para fazer coro nos braços do forte e extenso abraço à estimada e admirada aniversariante.

Tantos foram os generosos gestos a sublimarem marejados ares com o brilho de inumeráveis olhares. Do seu canto, ali presente, a ocupar dedicado sentimento, o arquiteto Germano Romero trouxe o canto azul-celeste no olhar inestimável de Carlos Romero, com inspiradora mensagem de amor a ela ofertada.


A aniversariante com Aldo Lopes, Germano Romero, Milton Marques, Gonzaga Rodrigues, Helder Moura e Luiz Augusto Crispim Filho
Acolhidos e escolhidos cliques fizeram registro ao redor da mesa das efígies familiares. Dos formidáveis afagos e laços exemplares, o irmão José Carneiro Neto não se furtaria a somar e a juntar os entes presentes na fabulosa foto para o álbum de família.

A celebração dos 80 anos de Ângela Bezerra de Castro fora palco para encenado e encantado conto de fadas. Delicada e dedicada comunhão de vozes, inesquecível signo de luz e sentimento. Como, em raras vezes, merecemos o privilégio de alcançar.

A noite, a todo tempo, a todo instante, mais do que tudo, se veria pequena para larga e tamanha emoção.

COMENTE, VIA FACEBOOK
COMENTE, VIA GOOGLE
  1. JOSE MARIO ESPINOLA7/10/22 00:10

    Angela é tudo isso e muito mais. Dá para ver a alegria juvenil em seu sorriso.
    Merceida homenagem do grande poeta Juca Pontes.
    Parabens aos dois!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Fiquei emocionado. Um orgulho de saber que aquela pessoa que outrora cuidava de nossa infância, hoje é reconhecida como exemplos lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui quem falou foi Giovanni Paiva, ex vizinho e admirador dos passos de Ângela - em nome também de toda nossa família, inclui-se minha mãe Alcinda( in memory)

      Excluir
  3. Somos testemunhas felizes desse talentoso relato do nosso talentoso Juca Pontes. Ângela coube merecidamente em todas as palavras. Parabéns sempre de François e Heloísa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ângela é a nossa mestra querida. Por todo tempo.

      Excluir
  4. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️✂️🧵🪡

    ResponderExcluir

leia também