Ouça a crônica de Petrônio Souto
Ninguém vê mais terra, chão, verde, ambiente natural nas cidades de hoje. Os parques são uma espécie de "reserva" na paisagem, ainda assim transformados em “parquinhos” modernosos, como fizeram com a Lagoa e a Bica, aqui em João Pessoa.
Thiago Japyassu
Quem não se sente de alguma forma agredido, caminhando nas nossas calçadas estreitas e mal cuidadas? É impossível o indivíduo ter saúde física e mental caminhando pelas nossas calçadas cheias de obstáculos e buracos. E se resolve olhar para o alto, se deparando com a "barreira" da fiação nos postes, tudo dentro de uma atmosfera visual e sonora bastante opressiva?
Do corte do galho de uma árvore à construção de um viaduto, tudo aqui é feito em função dos carros, que, aliás, proliferam como coelhos, tornando impossível qualquer solução racional para o trânsito caótico da cidade. Mobilidade urbana não é apenas facilitar o trânsito de veículos. É melhorar também – e principalmente - a locomoção dos “sem-carro”.
Zuyet Awarmatik
Nossos dirigentes e legisladores devem deixar de pensar como se seus cérebros fossem peças de automóvel. João Pessoa é também para os “sem-carro” — a imensa maioria da população —, com transporte público eficiente, menos poluição, concreto, asfalto, automóveis, e mais áreas verdes e calçadas largas, livres e bem cuidadas.
Ezequiel Garrido
Mas acontece que o Poder é motorizado. Então...
As frases seguintes são de Enrique Peñalosa, economista, urbanista, ex-prefeito de Bogotá, uma das maiores autoridades em mobilidade urbana no mundo:
“O primeiro artigo de todas as constituições democráticas, inclusive a brasileira, diz que todos são iguais perante a lei. Se isso é verdade, um ônibus com cem passageiros tem direito a cem vezes mais espaço nas ruas que um carro com uma pessoa.
“As pessoas usam carros porque é mais confortável, dá liberdade e segurança.
“Os carros são maravilhosos para passear, para sair à noite. Mas se todos resolvem ir de carro ao trabalho, a cidade entra em colapso. Quando falamos de cidade sem carros, ou com poucos carros, não estamos falando da ilusão de um hippie louco. Estamos falando de cidades que já existem e que são as mais bem-sucedidas do mundo, como Nova York, Londres, Zurique. Em Paris, a maioria dos prédios no centro nem tem estacionamentos.
“O Brasil vai na contramão, com o governo federal incentivando a compra de carros e o municipal exigindo garagem dos novos empreendimentos.
“Isso é um erro. Não defendo que as pessoas não tenham carro. Defendo que repensem como usá-los. Não devemos proibir o carro, mas dificultar sua utilização e facilitar a vida daqueles que queiram viver sem ele.
“Tratar os engarrafamentos com vias maiores é como apagar fogo com gasolina”.