Refletindo sobre o quanto Jesus foi corajoso ao falar de forma tão direta e eloquente aos fariseus e mestres da lei, cheguei a uma conclusão: precisamos, urgentemente, de pessoas que tenham a coragem dEle em nosso país! Em sua época, o povo simples não suportava a falsidade pregada pelos fariseus e doutores da lei. Hoje, no Brasil, a população também não suporta mais a hipocrisia que reina na política.
Friedrich Ludy ▪ 1843
"Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o prato e o copo por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça". Seria bom se essas palavras ficassem martelando, todas as noites, as mentes dos políticos corruptos, quando deitassem a cabeça em seus travesseiros. No lugar de tirarem tantos impostos do povo trabalhador e devolverem sob forma de esmola para uma parte da população que tem que provar que é miserável, por que não abrem mão dos seus próprios excessos? Esses políticos, sim, receberiam as mais duras críticas de Jesus, e com toda razão.
O que podemos fazer a respeito? Mudar de país? Não pagar impostos? Não. Não foi isso o que Jesus fez. Ele contribuiu para melhorar o mundo: viajou por seu país, divulgando o Evangelho e mostrando, pelo exemplo, como deveremos ser. É claro que seria muita pretensão querer converter os políticos para que sejam santos... Mas já que é tão difícil convertê-los, por que não levamos os que já são verdadeiramente de Deus para a política? É mais difícil que alguém que tem a intenção de servir ao próximo venha a roubar.
Friedrich Ludy ▪ 1843
Quando todos entendermos que nada muda enquanto não mudar a política do Brasil, perceberemos que conhecer a política é um "mal necessário", e que pessoas honestas são necessárias para conduzi-la.