Durante os sete anos que o Espaço Om funcionou, recebi muita gente se queixando de variadas doenças. De tanto repetir a mesma explicação terminei por escrever este texto, sob o ponto de vista do conhecimento através do Yoga e seus princípios. Vai que ajuda alguma pessoa…
Srila Prabhupada, mestre indiano de Bhakti Yoga (yoga da devoção) dizia que 'se todo o esforço dele ajudasse uma única pessoa, seu objetivo teria sido alcançado'. Namastê.
A Síndrome do Adoecer começa com você respirando cada vez menos e cada vez mais curto. Por falta de oxigênio seu cérebro pede ao coração pra ele acelerar e mandar oxigênio.
O coração obediente acelera e manda mais sangue. Só que o problema não está no “mais sangue”. Mas no baixo índice de oxigenação dele. Um mês de coração acelerado, dois, três meses e pouco oxigênio, você já começa a sentir os efeitos do estresse que isso causa.
Dai pra ficar angustiado - segunda fase da Síndrome do Adoecer - é um passo. Por não respirar de forma mais completa e profunda - como deve ser - mas continuando a respirar pouco, o estresse aumenta e a angústia se instala pelo fato de não saber lidar com a situação de estresse (quem sabe lidar com isso?).
E continua o roteiro de sofrimento, que para alguns basta uns meses, para outros leva-se anos. Estressado e angustiado, um mês, um ano e ai se entra na terceira fase da Síndrome do Adoecer: a ansiedade.
Estressado, angustiado, começa a ficar ansioso e os problemas se avolumam. Agora não durmo mais direito, vivo irritado, sem paciência, não relaxo, começo a ter medo de locais, coisas, situações.
Mas o problema - a causa - a falta de oxigênio, continua. Coração acelerado, mente angustiada e temperamento ansioso. Se passar disso vamos terminar na quarta e última etapa da Síndrome do Adoecer: a depressão. A depressão já é um estágio de doença se instalando e com possibilidades grandes de se tornar uma coisa pior.
Nesse nível é preciso ajuda médica, terapêutica, psicológica, nutricional, física. Na maioria dos casos as pessoas não conseguem mais resolver os problemas causados pela baixa absorção de oxigênio sozinhas. Precisam de ajuda pois já estão doentes. E tudo seria tão simples se você acreditasse que o alimento principal e primordial do ser humano - de todos os animais - é o OXIGÊNIO. Aprenda a respirar e acabe com todo esse sofrimento. Respire. Pratique yoga!